(FAMEMA 2024) - QUESTÃO

O controle do mercado mundial foi a especificidade do capitalismo britânico. O mercado mundial do século XIX foi uma criação britânica, que o empresariado e o governo britânicos controlaram em conjunto desde o momento de sua formação, durante e imediatamente após as Guerras Napoleônicas, até o momento de sua desarticulação, durante e imediatamente após a Primeira Guerra Mundial. 

(Giovanni Arrighi. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens do nosso tempo, 2013.)

O período histórico demarcado pelo excerto, das Guerras Napoleônicas à Primeira Guerra Mundial, corresponde, também, 
a) à dissolução do império colonial inglês com os movimentos socialistas e de libertação influenciados pela revolução bolchevista. 
b) à desorganização política das potências capitalistas e economicamente desenvolvidas face ao dinamismo econômico inglês. 
c) ao aprofundamento dos vínculos da industrialização inglesa com os mercados compradores das colônias e dos territórios independentes. 
d) ao controle do Congresso de Viena pelos ingleses e seus prejuízos com a reorganização das fronteiras após o fim da expansão militar francesa. 
e) à emergência da economia inglesa industrializada e dependente de empréstimos de outros países europeus.  



O século que se estende do final das Guerras Napoleônicas até o encerramento da Primeira Grande Guerra foi o período mais efetivo do domínio do capitalismo global britânico. Essa hegemonia foi construída com a intensificação da industrialização e a conquista de mercados coloniais – dentro do processo conhecido como Neocolonialismo – além do domínio sobre territórios independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!