Iluminismo - Exercícios comentados

01. (FAMERP) O fato das colônias inglesas, espanholas e portuguesas conquistarem sua independência depois de mais de três séculos de dominação colonial em movimentos sucessivos, a partir da segunda metade do século XVIII e durante a primeira metade do século XIX, sugere a existência de determinações gerais que transcendem os quadros nacionais.
(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1985.)

As correspondências temporais entre os movimentos de independência das colônias americanas podem ser explicadas

a) pela crise do antigo regime europeu, pelas transformações econômicas ocorridas na Europa e pelo surgimento da filosofia iluminista.
b) pela união das colônias espanholas, pelo apoio dos Estados Unidos aos países da América Latina e pela ocupação de Portugal pela Inglaterra.
c) pela incorporação da cultura indígena pelos libertadores, pela divisão dos grandes latifúndios nas áreas coloniais e pela crise da industrialização inglesa.
d) pela paz e pela tranquilidade vividas na história europeia, pelo fortalecimento do capitalismo comercial e pelas rebeliões de escravos nas colônias.
e) pela aliança dos países colonizadores, pelo avanço dos movimentos operários e pela industrialização das colônias.

02. (FATEC) Ficou conhecida como Iluminismo a revolução intelectual que se efetivou na França, no século XVIII.

Afirma-se sobre esse período:
I. O Antropocentrismo e o Individualismo renascentista, ao incentivarem a investigação científica, levaram à gradativa separação entre a religião e a ciência, determinando profundas transformações no modo de pensar e agir do homem.
II. Os iluministas propunham a reorganização da sociedade, com uma política centrada no homem, sobretudo para garantir-lhe a liberdade.
III. A partir da segunda metade do século XVIII, alguns soberanos absolutistas ou seus ministros, baseados em princípios iluministas, empreenderam uma política de reformas, visando à modernização nacional.

A respeito dessas afirmações deve-se concluir que
a) apenas I e II são corretas.
b) apenas I e III são corretas.
c) apenas II e III são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são erradas.

03. (PUC-RIO) Analise as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo:

I - Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
II - O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.
III - Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização.
IV - A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.

Assinale:
a) se apenas a afirmativa II estiver correta.
b) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

04. (ENEM) O século XVIII é, por diversas razões, um século diferen - ciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabele - cimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.

ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY. C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto. 2003.

No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a
a) aproximação entre inovação e saberes antigos.
b) conciliação entre revelação e metafísica platônica.
c) vinculação entre escolástica e práticas de pesquisa.
d) separação entre teologia e fundamentalismo religioso.
e) contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.

01. A - O século XVIII foi um período de transformação, marcado por Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. Estes acontecimentos marcaram uma ruptura com os elementos que compunham a estrutura do Antigo Regime: sociedade de privilégios,  absolutismo monárquico e economia mercantilista. Influenciados por esse cenário europeu de manifestações por liberdade (política e econômica), igualdade e fraternidade, eclodiram, nas colônias da América, gritos de independência, rompendo com a dominação e exploração metropolitana.

02. D A questão representa um resumo do Movimento Iluminista e de suas contribuições para o colapso do Antigo Regime e para a formação da sociedade burguesa e contemporânea que defende os valores e liberdades individuais atuais. Alguns soberanos e ministros de reis absolutistas europeus, no século XVIII, foram influenciados pelas idéias iluministas e tentaram adotar alguns de seus princípios com o objetivo de modernizar os seus Estados. Tratou-se do “Despotismo Esclarecido”, que não funcionou, pois suas reformas encontraram a resistência de elites conservadoras além do caráter cosmético das mudanças propostas.

03. EEm todas as afirmativas, encontram-se enunciados corretos referentes ao Iluminismo.

04. E - O texto faz referência ao Iluminismo, movimento filosófico do século XVIII que valorizava a liberdade, o sujeito e o conceito da emancipação humana pelo exercício da razão, adotando uma postura anticlerical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!