Teoria da evolução - Exercícios comentados

01. (UNIFESP) De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria, 

a) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes. 
b) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso freqüente. 
c) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação. 
d) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores. 
e) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.

02. (MACKENZIE) Durante a evolução, a colonização do ambiente terrestre exigiu várias adaptações. Dentre elas,

a) a presença de tubo digestório completo.
b) a maior produção de gametas.
c) a presença de pigmentos respiratórios no sangue.
d) a eliminação de ureia ou ácido úrico como excreta nitrogenado.
e) a presença de anexos epidérmicos como penas e pelos.

03. (PUC-RIO) "A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (...). Errar é humano, dizemos, mas a idéia não nos agrada muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico" (Lewis Thomas. A medusa e a lesma, ed. Nova Fronteira, RJ, 1979). Esse texto refere-se a uma característica dos seres vivos. É ela:

a) seleção natural.
b) reprodução.
c) excitabilidade.
d) excreção.
e) mutação.

04. (ENEM) Uma equipe de paleontólogos descobriu um rastro de dinossauro carnívoro e nadador, no norte da Espanha. O rastro completo tem comprimento igual a 15 metros e consiste de vários pares simétricos de duas marcas de três arranhões cada uma, conservadas em arenito. O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros. O rastro difere do de um dinossauro não-nadador: “são as unhas que penetram no barro — e não a pisada —, o que demonstra que o animal estava nadando sobre a água: só tocava o solo com as unhas, não pisava”, afirmam os paleontólogos. Internet: (com adaptações). Qual dos seguintes fragmentos do texto, considerado isoladamente, é variável relevante para se estimar o tamanho do dinossauro nadador mencionado?

a) “O rastro completo tem 15 metros de comprimento”
b) “O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros”
c) “O rastro difere do de um dinossauro não-nadador”
d) “são as unhas que penetram no barro — e não a pisada”
e) “o animal estava nadando sobre a água: só tocava o solo com as unhas”


01. Segundo a teoria da evolução biológica, os indivíduos mais bem adaptados a determinado ambiente apresentam maior sucesso reprodutivo e, portanto, transmitem suas características aos descendentes. (Resposta: A) 
02. A conquista do meio terrestre pelos seres vivos caracterizam-se pela aquisição de estruturas que economizam água entre elas: – eliminação durante a excreção de produtos menos tóxicos como a ureia e ácido úrico. – impermeabilização da epiderme para evitar a perda excessiva de água por evaporação.  (Resposta: D) 

03. A evolução dos seres vivos foi resultado de dois fatores preponderantemente: as mutações, erros ou mudanças na leitura do código genético e fatores de seleção natural, que favoreceriam às mudanças que proporcionassem aos indivíduos, com a mutação, vantagens adaptativas ou que não provocassem mudanças letais aos filhos que deles fossem originados.  (Resposta: E) 


04. A opção A está errada, pois dizer que o rastro tem 15 metros leva em conta somente o percurso feito pelo dinossauro. A opção B está correta porque diz que o rastro de 2,5 metros de pernadas corresponde ao tamanho do animal, já que ele não poderia dar passos maiores que ele. A opção C está errada, pois dizer que o dinossauro se difere de um não-nadador não é relevante para aferir seu tamanho. Já a opção D está errada, porque o toque da unha do dinossauro no solo em vez da pisada poderia dizer o seu tamanho, caso ele o fizesse em passadas. Por último, a opção E está errada, pois somente tocar o solo com as unhas pode ser feito com um maior espaço de tempo, não sendo fiel ao tamanho do animal. (Resposta: B) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!