Leia os textos a seguir.
A arte de imitar está bem longe da verdade, e se executa tudo, ao que parece, é pelo facto de atingir apenas
uma pequena porção de cada coisa, que não passa de uma aparição.
(Adaptado de: PLATÃO. A República. 7.ed. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p.457.)
O imitar é congênito no homem e os homens se comprazem no imitado.
(Adaptado de: ARISTÓTELES. Poética. 4.ed. Trad. de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.203. (Coleção Os Pensadores.))
Com base nos textos, nos conhecimentos sobre estética e a questão da mímesis em Platão e Aristóteles, assinale
a alternativa correta.
a) Para Platão, a obra do artista é cópia de coisas fenomênicas, um exemplo particular e, por isso, algo inadequado e
inferior, tanto em relação aos objetos representados quanto às ideias universais que os pressupõem.
b) Para Platão, as obras produzidas pelos poetas, pintores e escultores representam perfeitamente a verdade e a essência
do plano inteligível, sendo a atividade do artista um fazer nobre, imprescindível para o engrandecimento da pólis e da
filosofia.
c) Na compreensão de Aristóteles, a arte se restringe à reprodução de objetos existentes, o que veda o poder do artista de
invenção do real e impossibilita a função caricatural que a arte poderia assumir ao apresentar os modelos de maneira
distorcida.
d) Aristóteles concebe a mímesis artística como uma atividade que reproduz passivamente a aparência das coisas, o que
impede ao artista a possibilidade de recriação das coisas segundo uma nova dimensão.
e) Aristóteles se opõe à concepção de que a arte é imitação e entende que a música, o teatro e a poesia são incapazes
de provocar um efeito benéfico e purificador no espectador.
RESPOSTA: A
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» RESPOSTA COMENTADA:
a) Correta, pois, para Platão, a arte é imitação, cópia de cópia; em outros termos a arte é cópia de coisas fenomênicas
que, por sua vez, são cópias do mundo inteligível. Platão compreendia a imitação como uma atividade inferior que
inferioriza aquele que a pratica. Para Platão, a arte não tem nada a ver com a verdade, mas apenas com a ilusão e
a superfície. A ideia das coisas apresenta a essência imutável dos objetos, já a reprodução artística apresenta um
exemplo particular, portanto inferior.
b) Incorreta, pois Platão compreende que imitar significa copiar e deformar, assim, os poetas, pintores e escultores imitam
as coisas sensíveis e não apresentam a essência e a verdade do objeto; as obras são imitações das imitações. Assim,
esses artistas oferecem uma imagem desrespeitosa dos deuses e por isso devem ser excluídos da pólis.
c) Incorreta, pois, mesmo que Aristóteles concorde que a arte é mímesis, não o faz da mesma maneira
que Platão. Para Aristóteles, a mímesis não é apenas imitação de objetos existentes, pode ser também
imitação de coisas possíveis que ainda não têm realidade, mas podem vir a tê-la. Nesse sentido, arte não é apenas
reprodução, mas invenção do real. Para Aristóteles, a mímesis é natural ao seres humanos, uma vez que esses
contemplam prazerosamente as imagens exatas representadas nas artes que são repugnadas na vida. Para Aristóteles,
a arte é verdadeira tanto da perspectiva epistemológica, quanto moral.
d) Incorreta, pois Aristóteles se opõe à ideia de mímesis de Platão. Aristóteles faz da mímesis artística uma atividade
que, longe de reproduzir passivamente a aparência sensível das coisas, praticamente recria as coisas segundo uma
nova dimensão, isto é, a do artista.
e) Incorreta, pois Aristóteles, sem abandonar a ideia de que a arte é imitação, reinterpreta a concepção de mímesis
de Platão. Para Aristóteles, a mímesis é natural ao homem, não sendo apenas imitação de objetos existentes, mas
imitação de coisas possíveis, ou seja, a arte não é apenas reprodução, mas invenção do real. Aristóteles considera
a arte necessária porque provoca um efeito benéfico chamado catarse. Através da música, do teatro e da poesia, o
espectador é levado a sentir fortes emoções e, após esse processo catártico, chega ao alívio e ao equilíbrio.
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http://www.cops.uel.br/vestibular/2015/provas/1a_Fase/17601_1_comentada.pdf
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