(UEL-PR 2015) - QUESTÃO

Leia os textos a seguir. A arte de imitar está bem longe da verdade, e se executa tudo, ao que parece, é pelo facto de atingir apenas uma pequena porção de cada coisa, que não passa de uma aparição. 
(Adaptado de: PLATÃO. A República. 7.ed. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p.457.) 

O imitar é congênito no homem e os homens se comprazem no imitado. 
(Adaptado de: ARISTÓTELES. Poética. 4.ed. Trad. de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.203. (Coleção Os Pensadores.))

Com base nos textos, nos conhecimentos sobre estética e a questão da mímesis em Platão e Aristóteles, assinale a alternativa correta. 

a) Para Platão, a obra do artista é cópia de coisas fenomênicas, um exemplo particular e, por isso, algo inadequado e inferior, tanto em relação aos objetos representados quanto às ideias universais que os pressupõem. 
b) Para Platão, as obras produzidas pelos poetas, pintores e escultores representam perfeitamente a verdade e a essência do plano inteligível, sendo a atividade do artista um fazer nobre, imprescindível para o engrandecimento da pólis e da filosofia. 
c) Na compreensão de Aristóteles, a arte se restringe à reprodução de objetos existentes, o que veda o poder do artista de invenção do real e impossibilita a função caricatural que a arte poderia assumir ao apresentar os modelos de maneira distorcida. 
d) Aristóteles concebe a mímesis artística como uma atividade que reproduz passivamente a aparência das coisas, o que impede ao artista a possibilidade de recriação das coisas segundo uma nova dimensão. 
e) Aristóteles se opõe à concepção de que a arte é imitação e entende que a música, o teatro e a poesia são incapazes de provocar um efeito benéfico e purificador no espectador. 

RESPOSTA: A

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» RESPOSTA COMENTADA:
a) Correta, pois, para Platão, a arte é imitação, cópia de cópia; em outros termos a arte é cópia de coisas fenomênicas que, por sua vez, são cópias do mundo inteligível. Platão compreendia a imitação como uma atividade inferior que inferioriza aquele que a pratica. Para Platão, a arte não tem nada a ver com a verdade, mas apenas com a ilusão e a superfície. A ideia das coisas apresenta a essência imutável dos objetos, já a reprodução artística apresenta um exemplo particular, portanto inferior.


b) Incorreta, pois Platão compreende que imitar significa copiar e deformar, assim, os poetas, pintores e escultores imitam as coisas sensíveis e não apresentam a essência e a verdade do objeto; as obras são imitações das imitações. Assim, esses artistas oferecem uma imagem desrespeitosa dos deuses e por isso devem ser excluídos da pólis. 

c) Incorreta, pois, mesmo que Aristóteles concorde que a arte é mímesis, não o faz da mesma maneira que Platão. Para Aristóteles, a mímesis não é apenas imitação de objetos existentes, pode ser também imitação de coisas possíveis que ainda não têm realidade, mas podem vir a tê-la. Nesse sentido, arte não é apenas reprodução, mas invenção do real. Para Aristóteles, a mímesis é natural ao seres humanos, uma vez que esses contemplam prazerosamente as imagens exatas representadas nas artes que são repugnadas na vida. Para Aristóteles, a arte é verdadeira tanto da perspectiva epistemológica, quanto moral. 

d) Incorreta, pois Aristóteles se opõe à ideia de mímesis de Platão. Aristóteles faz da mímesis artística uma atividade que, longe de reproduzir passivamente a aparência sensível das coisas, praticamente recria as coisas segundo uma nova dimensão, isto é, a do artista. 

e) Incorreta, pois Aristóteles, sem abandonar a ideia de que a arte é imitação, reinterpreta a concepção de mímesis de Platão. Para Aristóteles, a mímesis é natural ao homem, não sendo apenas imitação de objetos existentes, mas imitação de coisas possíveis, ou seja, a arte não é apenas reprodução, mas invenção do real. Aristóteles considera a arte necessária porque provoca um efeito benéfico chamado catarse. Através da música, do teatro e da poesia, o espectador é levado a sentir fortes emoções e, após esse processo catártico, chega ao alívio e ao equilíbrio. 
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http://www.cops.uel.br/vestibular/2015/provas/1a_Fase/17601_1_comentada.pdf

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