O dinheiro alterou enormemente as relações sociais e, no desenvolvimento da história econômica da sociedade,
atingiu o seu ápice com o modo de produção capitalista.
Com base nos conhecimentos sobre os estudos de Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta, corretamente,
as explicações sobre a produção da riqueza na sociedade capitalista.
a) A mercantilização das relações de produção e de reprodução, por intermédio do dinheiro, possibilita a desmistificação
do fetichismo da mercadoria.
b) Enquanto mediação da relação social, o dinheiro demonstra as particularidades das relações entre indivíduos, como as
políticas e as familiares.
c) O dinheiro tem a função de revelar o valor de uso das mercadorias, ao destacar a valorização diferenciada entre os
diversos trabalhos.
d) O dinheiro é um instrumento técnico que facilita as relações de troca e evidencia a exploração contida no trabalho
assalariado.
e) O dinheiro caracteriza-se por sua capacidade de expressar um valor genérico equivalente, intercambiável por qualquer
outro valor.
RESPOSTA: E
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» RESPOSTA COMENTADA:
a) Incorreta, pois, segundo Karl Marx, a mercantilização universal e geral das relações econômicas, políticas e sociais, no
sistema capitalista, por intermédio de um equivalente geral e universal de troca, o dinheiro, ao contrário da afirmação,
resulta em fetichização da mercadoria, pois iguala relações de trabalho desiguais e, portanto, reproduz as contradições
de classes.
b) Incorreta, pois, contrariamente à afirmativa, para Karl Marx, o dinheiro, no capitalismo, enquanto mediação das rela-
ções sociais não demonstra as particularidades dessas relações e as dos indivíduos, bem como as relações políticas
e as familiares, pois assume universalidade e disfarça os seus resultados sociais, quais sejam: a produção de mercadoria,
as relações de exploração econômica e de dominação política, tanto entre classes quanto entre indivíduos.
Portanto, contribui para a reprodução da dominação econômica, política e institucional. Conclui-se, portanto, que as
particularidades dos indivíduos desaparecem em suas relações recíprocas, assim como as relações políticas, familiares.
c) Incorreta, pois, para Karl Marx, o dinheiro não revela o valor de uso das mercadorias, nem destaca a valorização
diferenciada entre os diversos trabalhos. Por meio do dinheiro, a mercadoria aparece como “coisa”, como valor de
troca e não como valor de uso. Oculta o caminho da produção da mercadoria, esconde as relações de trabalho
desiguais. No capitalismo, o dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem.
d) Incorreta. Para Karl Marx, o dinheiro não é mero instrumento técnico que facilita as relações de troca, pois, no capitalismo,
ao se transformar em um valor genérico equivalente, intercambiável por qualquer outro valor, o dinheiro assume
um caráter de fetiche, esconde relações de exploração e desiguais de trabalho entre capitalistas e assalariados, as
relações contraditórias entre as classes sociais.
e) Correta, pois, segundo Karl Marx, no capitalismo, a produção de riqueza se traduz na produção da mercadoria.
Essa produção é expressão das relações desiguais e de exploração do trabalho socialmente
necessário, que se torna concreto quando encarnado em um equivalente geral de trocas que é o dinheiro
(a moeda). Para o autor, no capitalismo, quando os seres humanos usam o dinheiro, estão
realizando o intercâmbio de seus respectivos trabalhos na produção da riqueza, o dinheiro aparece como uma coisa
mediadora entre eles, como compradora de qualquer coisa. Nesses termos, o dinheiro nega valor ao trabalho e o
“coisifica”, se autonomiza e vira fetiche, pois iguala relações de troca de trabalho desiguais, resultando em uma ilusão
de que a mercadoria é apenas uma relação entre coisas, que se destinam à satisfação das necessidades humanas.
O dinheiro, ao se tornar forma equivalente de troca, assume universalidade e disfarça o seu resultado social, ou seja,
a produção de riqueza e o caminho de uma mercadoria ao posto hegemônico de monopólio social. Portanto, para Karl
Marx, o dinheiro nada mais é do que o produto de relações entre mercadorias e entre pessoas, expressa a alienação
do trabalho e da existência humana.
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http://www.cops.uel.br/vestibular/2015/provas/1a_Fase/17601_1_comentada.pdf
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