Feudalismo - Exercícios comentados

01. (MACKENZIE) As revoluções burguesas do século XVIII completaram o processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, derrubando o Antigo Regime e inaugurando a Época Contemporânea. A respeito da crise do Antigo Regime, considere I, II e III abaixo. 

I. A afirmação do capitalismo na França e a derruba do regime monárquico não afetaram unicamente os países do continente europeu, mas foram sentidos de forma significativa no restante do mundo que se integrava e se submetia à nova dinâmica capitalista. 
II. O processo de independência dos Estados Unidos, a difusão do pensamento iluminista – que forneceu as bases ideológicas para a edificação de um novo tipo de Estado – e a queda do absolutismo francês consolidaram as conquistas populares alcançadas nos de - mais países europeus nesse momento. 
III. Após a substituição da ordem política vigente no Antigo Regime, o desenvolvimento capitalista francês, pautado no crescimento do comércio e das finanças sob o comando da burguesia, não encontrou mais entraves para seu crescimento. 

Desse modo, 
a) somente I está correta. 
b) somente I e II estão corretas. 
c) somente II e III estão corretas. 
d) somente I e III estão corretas. 
e) somente III está correta.

02. (FAMEMA) O problema das “origens” do feudalismo gerou inúmeras polêmicas sobre o fim do Império Romano no Ocidente (século V) e o surgimento das instituições feudais. Comumente, aceita-se a tese da junção de formas sociais romanas e germânicas que, justapostas, engendrariam as bases da sociedade feudal. Outros historiadores têm procurado ver na própria crise interna do império, particularmente a partir do século III, as causas da decadência romana e sua fragilidade em face dos bárbaros. (Francisco C. T. da Silva. Sociedade feudal, 1982. Adaptado.)

As origens do sistema feudal podem ser encontradas 
a) no declínio da escravidão no Império Romano, o que originou nova forma de trabalho, e na noção de fidelidade pessoal dos germanos. 
b) no fortalecimento da autoridade imperial, que se sobrepôs ao Senado romano, e na tradição das leis escritas dos povos germânicos. 
c) no fracasso da reforma agrária no Império Romano, o que intensificou as guerras civis, e na concepção de poder divino dos germanos. 
d) na assimilação dos povos dominados, que se tornaram plenos cidadãos romanos, e na ideia de propriedade privada dos germanos. 
e) na crise dos minifúndios romanos, o que gerou intenso êxodo rural, e nas relações escravistas típicas das comunidades germânicas.

03. (FATEC) A sociedade feudal era formada por três ordens divididas da seguinte forma: 

a) a burguesia industrial responsável pela produção dos produtos manufaturados e de sua exportação, o clero responsável pela manutenção da fé cristã e pela perseguição aos infiéis e, abaixo dessas duas, os servos responsáveis pelo sustento de toda a sociedade. 
b) a nobreza feudal responsável pela produção dos grãos que alimentavam a toda a sociedade, o clero responsável pela salvação das almas dos cristãos e, abaixo dessas duas, os escravos responsáveis pelos afazeres domésticos, pelas plantações e pelas frentes de batalhas quando fosse necessário. 
c) a burguesia comerciante responsável pelo controle europeu do comércio com o Oriente, o clero responsável pelos ritos religiosos e pela preservação da moral e dos bons costumes e, abaixo dessas duas, os camponeses responsáveis pelo sustento de toda a sociedade. 
d) o clero responsável por zelar e manter os princípios cristãos, os nobres responsáveis pela segurança militar dessa sociedade e, abaixo dessas duas, todos os trabalhadores responsáveis por manter a sua sobrevivência e o sustento da nobreza e do clero. 
e) a aristocracia rural senhora e responsável das terras dessa sociedade, seguida pelo clero também senhor das terras, porém portador dos segredos da fé católica e, abaixo dessas duas, a burguesia comerciante que detinha o controle sobre as rotas comerciais, criadas após as cruzadas.

04. (PUC SP) “O modo de produção feudal, tal como apareceu na Europa ocidental, deixava em geral aos camponeses apenas o espaço mínimo para aumentarem o produto de que dispunham dentro das duras limitações do sistema senhorial.” 
Perry Anderson. Passagens da antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1980, p. 208. Adaptado

O texto caracteriza o modo de produção feudal, desta - cando que 

a) havia classes distintas e opostas no feudalismo, embora a luta social fosse atenuada pelas amplas oportunidades de lucro que os senhores ofereciam aos camponeses. 
b) as relações de suserania e vassalagem e o caráter rural do feudalismo eliminaram as cidades e provocaram o declínio do comércio e das atividades de serviço. 
c) a possibilidade de melhoria da condição econômica dos camponeses era bastante restrita, devido ao conjunto de obrigações que estes deviam prestar aos senhores. 
d) as longas jornadas de trabalho nas lavouras e a ampla gama de impostos impediam os camponeses de ascenderem socialmente e provocavam a ruína dos senhores de terras. 
e) havia oportunidades de transformação social no feudalismo, embora os camponeses raramente as aprovei - tas sem, pois preferiam se dedicar prioritariamente ao trabalho.

05. (MACKENZIE) A Europa medieval caracterizou-se por um tipo de formação social conhecido como feudalismo, sistema que vigorou fundamentalmente entre os séculos IX e XIV. 

Assinale a alternativa que apresenta algumas de suas características. 

a) Igualdade social e jurídica, e forte centralização política dos reinos. 
b) Predomínio das relações escravistas de produção e descentralização política. 
c) Intensa atividade comercial urbana e economia de subsistência. 
d) Sujeição dos camponeses aos nobres e hierarquização da sociedade em ordens. 
e) Ampla monetarização da economia e trabalho servil.

06. (FGV) A chamada “crise do século XIV”, na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de fatores como más colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos 

a) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades. 
b) abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII. 
c) contribuíram para o aumento relativo da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores que no campo. 
d) provocaram um enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região. 
e) fizeram diminuir as taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e levaram à adoção da escravidão de africanos nos senhorios feudais.







01. D - A proposição II é incorreta porque o próprio enunciado menciona “revoluções burguesas do século XVIII”, o que pressupõe pouco ou nenhum atendi - mento aos interesses das camadas populares que colidissem com o projeto político da burguesia. E essa é uma análise válida para os efeitos imediatos tanto da Revolução Norte-Americana como da Francesa. Obs.: A expressão “restante do mundo” contida na proposição I deve ser entendida em termos, pois na - quele momento histórico somente as Américas pode - riam ser consideradas como uma área que “se integrava e se submetia a nova dinâmica capitalista” (o colonialismo afro-asiático ocorreria num contexto ulterior).
02. A - Entre as instituições romanas e germânicas que atualmente são associadas à gênese do feudalismo, podemos citar o colonato (forma romana de trabalho compulsório que prendia o camponês à terra) e o comitatus germânico (ligação pessoal de fidelidade de um guerreiro a um chefe militar)
03. D - A questão aborda a tradicional divisão social do feudalismo, estabelecida pela Igreja como correspondendo à vontade de Deus: oratores (clero – os que oram), bellatores (nobreza feudal – os que lutam) e laboratores (estamentos subalternos – os que trabalham). 
04. C - As relações servis de produção vigentes no sistema feudal exigiam do camponês, em troca da proteção que recebia do senhor feudal, obrigações costumeiras tão espoliativas que mal lhe permitiam manter-se e a sua família, inviabilizando a possibilidade de melhorar sua condição econômica.
05. D - O sistema feudal apoiava-se no trabalho servil, em que o camponês devia obrigações ao senhor da terra. Como a sociedade feudal se baseava na estratificação derivada do nascimento, pode ser considerada estamental.
06. B - A crise do século XIV enfraqueceu as relações servis de produção que caracterizavam o feudalismo, pois as revoltas camponesas e a própria diminuição do número de servos levaram muitos senhores a transformar as obrigações consuetudinárias em pagamentos em espécie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!