Teorias da evolução - Exercício com gabarito

01. (UFAC) As transformações sofridas pelos seres vivos ao longo do tempo são o foco dos estudos evolucionários.

As alternativas abaixo podem ser consideradas evidências evolutivas, exceto:

a) Os fósseis, posto que são considerados testemunhas dos processos evolutivos que os seres vivos vêm passando ao longo de milhares ou milhões de anos.
b) A presença de órgãos vestigiais, já que pode ser um indicativo de uma origem ancestral comum.
c) As analogias, porque sua análise evidencia estruturas com a mesma função.
d) A análise bioquímica, visto que pode revelar semelhanças entre espécies.
e) As homologias, pois indicam que estruturas têm origens embrionárias diferentes, mas que sempre desempenham a mesma função.

02. (UFG) - Leia o texto a seguir.

“Há uma grandeza nessa visão da vida. A partir de um início tão simples, infinitas formas, as mais belas e maravilhosas evoluíram e continuam evoluindo...”
Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2009.

O pensamento descrito no texto reflete o conhecimento de que

a) os caracteres adquiridos em função do uso e desuso são transmitidos hereditariamente.
b) o genótipo sofre sucessivas mutações de uma geração para outra.
c) os organismos surgiram espontaneamente a partir da matéria não viva.
d) as espécies descendem umas das outras e estão ligadas por ancestral comum.
e) os seres vivos surgiram já adaptados ao ambiente e permanecem imutáveis.

03. (Mackenzie-SP) - O texto abaixo descreve um experimento com a mariposa Biston betularia, realizado, na Inglaterra em 1950, por um pesquisador chamado Kettlewell.
Em um bosque poluído por fuligem, foram soltas 630 mariposas, das quais 137 eram claras e 493 escuras. Todas elas haviam sido marcadas por uma pequena mancha de tinta. Após algumas horas, o pesquisador procedeu a uma recaptura, com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta, que atraía as mariposas para uma armadilha. Conseguiu recapturar 131 escuras e 18 claras.

Esse experimento visou demonstrar
a) o processo evolutivo segundo Lamarck e Darwin.
b) a seleção natural, base da teoria evolucionista de Darwin.
c) a lei do uso e desuso, base da teoria proposta por Lamarck.
d) ocorrência da mutação, base da teoria sintética da evolução.
e) o neodarwinismo, baseado na mutação e na seleção natural.

04. (ENEM) - Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamark. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

a) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
c) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas transmitida apenas à primeira geração de descendentes.
d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.
e) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

05. (UFF) -  Através de estudos com auxílio de fósseis, foi possível esclarecer parte da história evolutiva do cavalo (Equus). Há cerca de 65 milhões de anos, havia o Hyracothrium, um pequeno herbívoro que habitava florestas e alimentava-se de folhas. No entanto, mudanças climáticas provocaram um recuo das florestas (que se tornaram ralas) e um aumento de pradarias. Tais mudanças deixaram esses animais expostos e os maiores e mais velozes conseguiam defender-se de seus predadores naturais.

A diminuição do número de dedos e o aumento do dedo médio, cuja unha se transformou em casco, facilitando a corrida nos solos mais duros das pradarias; o alargamento da superfície mastigadora e o espessamento do esmalte dos dentes, permitiram a adaptação ao pasto de gramíneas. E assim surgiu o atual cavalo.

Com base no texto acima, identifique a teoria que melhor explica a evolução do cavalo.
a) Lamarckismo
b) Darwinismo
c) Criacionista
d Mendelismo
e) Malthusianismo

06. (UFGD) - Há mais de dois mil anos, os filósofos gregos, baseados no grande número de semelhanças entre os seres vivos, consideravam a possibilidade de haver um ancestral comum entre eles. Porém, apesar das evidências, essas ideias não foram consideradas corretas até cerca de duzentos anos atrás. Durante todo esse tempo, predominou a ideia de que todos os seres vivos surgiram, por criação, a um só tempo e sem nenhum grau de parentesco. Pode-se afirmar que: 

a) A teoria evolucionista de Lamarck, em 1809, defendia a ideia de que as condições ambientais levam os seres vivos a desenvolver os órgãos e as estruturas mais solicitados e a atrofiar aqueles que têm pouco ou nenhum uso. 
b) A teoria evolucionista de Darwin afirma que indivíduos de espécies diferentes, podem apresentar semelhanças que poderiam ser responsáveis pela sobrevivência ou não do indivíduo, dependendo também, das exigências ambientais. 
c) Darwin conseguiu provar de que forma as novas características surgiam e eram transmitidas às gerações seguintes, através de testes experimentais sobre seleção natural. 
d) Após as contribuições de Darwin, Hugo De Vries conseguiu encontrar a peça que faltava no quebracabeças da evolução. Ao estudar a espécie Onothera lamarckiana, notou que num mesmo local, lado a lado, cresciam normalmente dois tipos idênticos da mesma planta. 
e) O processo evolutivo é muito rápido, constante em vários milhões de anos. Só esse fato torna-se impossível a presença do ser humano em todos os seus momentos.

07. (UEL) - O uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações de soja. Acerca da explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta. 

a) As pequenas doses do agrotóxico desenvolveram resistência nas ervas daninhas. 
b) As ervas daninhas resistentes foram selecionadas pelo uso do agrotóxico. 
c) As ervas daninhas se acostumaram e se adaptaram ao agrotóxico. 
d) As ervas daninhas submetidas ao agrotóxico tornaram-se dependentes da substância. 
e) O agrotóxico modificou as ervas daninhas, induzindo mutações.

08. (UFPR) - O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.” A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista: 

a) Teoria de Lamarck 
b) Teoria de Malthus 
c) Teoria de Wallace 
d) Teoria de Darwin 
e) Teoria de Mendel

09. (Mackenzie-SP) - A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin 

a) mutação e seleção natural. 
b) mutação e adaptação. 
c) mutação e recombinação gênica. 
d) recombinação gênica e seleção natural.
e) adaptação e seleção natural.

10. (PUC-MG) - "A girafa desenvolveu um pescoço longo para facilitar a apreensão das folhas das arvores". A afirmativa acima: 

a) caracteriza somente a teoria de Darwin. 
b) caracteriza somente a teoria de Lamarck. 
c) caracteriza as teorias de Lamarck e Darwin. 
d) não caracteriza nem a teoria de Lamarck e nem a teoria de Darwin. 
e) caracteriza a teoria de Spalanzanni - Redi.










➥ Gabarito
01. E
02. D
03. B
04. B
05. A
06. A
07. B
08. A
09. C
10. B



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!