Liquens - Exercícios comentados

(Mackenzie-SP) - QUESTÃO

A presença de líquens em uma região é um testemunho da boa qualidade do ar. Sua ausência pode indicar que o ar está poluído. Eles são sensíveis aos poluentes porque não são capazes de excretar as substâncias tóxicas absorvidas.

A respeito dos líquens, é correto afirmar que são formados por dois tipos de indivíduos:

a) autótrofos.
b) heterótrofos.
c) um autótrofo e outro heterótrofo.
d) procariontes.
e) decompositores.


Da organização de um líquen participam uma alga, ser vivo autótrofo, e um fungo, ser vivo heterótrofo, ambos eucariontes.

Obs.: Os liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos).

Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose. Ela é tão importante para os liquens que a sua sobrevivência depende dela. Assim, é benéfica para os seus integrantes.

As algas são as responsáveis pela realização da fotossíntese. A partir daí, ela fornece substâncias orgânicas para os fungos. Por sua vez, os fungos mantêm a umidade e desta forma protegem as algas ao impedir que elas ressequem. É assim que os liquens conseguem viver.

Resistentes às variações climáticas, eles podem ser encontrados principalmente em rochas e em troncos de árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!