Vírus - Exercícios comentados

01. (MACKENZIE) O ser humano tem travado batalhas constantes contra os vírus. A mais recente é contra o vírus H1N1, que causa a “gripe suína”. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.

a) São todos endoparasitas celulares.
b) Os antibióticos só são eficazes contra alguns tipos.
c) Todos eles possuem o DNA e o RNA como material genético.
d) Atualmente existem vacinas contra todos os tipos.
e) Alguns deles possuem reprodução sexuada.

02. (UNILAGO) Com base nos conhecimentos sobre vírus, considere as afirmativas a seguir.

I. A reprodução de um adenovírus ocorre quando a sua membrana se funde com a membrana da célula hospedeira e o capsídeo viral penetra no citoplasma. O RNA produz, sob a ação da transcriptase reversa, uma molécula de DNA que penetra no núcleo da célula, integra-se a um cromossomo e recombina-se com o DNA celular.
II. Durante o ciclo lisogênico de um bacteriófago, a bactéria infectada tem suas funções normais interrompidas, e o DNA viral, ao mesmo tempo que inicia a replicação, comanda as funções da célula hospedeira.
III. Os vírus são constituídos de ácido nucleico envolto por uma cápsula de proteína, denominada capsídeo, e estão divididos em dois grupos: os que são constituídos de DNA (adenovírus) e os que são constituídos de RNA (retrovírus).
IV. Os vírus são parasitas obrigatórios de diferentes organismos, como bactérias, fungos, animais e plantas. No ser humano, algumas doenças causadas por vírus são a varicela (catapora), a herpes, a gripe, a dengue e a aids.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03. (FUVEST) Um argumento correto que pode ser usado para apoiar a idéia de que os vírus são seres vivos é o de que eles:

a) não dependem do hospedeiro para a reprodução.
b) possuem número de genes semelhante ao dos organismos multicelulares.
c) utilizam o mesmo código genético das outras formas de vida.
d) sintetizam carboidratos e lipídios, independentemente do hospedeiro.
e) sintetizam suas proteínas independentemente do hospedeiro.

04. (FATEC) Ao longo das últimas décadas, muito esforço tem sido feito para conter a propagação do mosquito Aedes aegypti no Brasil e em diversas regiões no mundo. Essa espécie de mosquito está relacionada a duas doenças graves que ocorrem no território nacional, a dengue e a febre amarela. Com relação ao agente causador e ao modo de transmissão dessas doenças, está correto afirmar que

a) a dengue é causada por toxinas liberadas pelo mosquito, enquanto que a febre amarela é causada por vírus transmitidos pela picada.
b) a febre amarela é causada por toxinas liberadas pelo mosquito, enquanto que a dengue é causada por vírus transmitidos pela picada.
c) as duas doenças são causadas por toxinas liberadas no momento da picada, sendo a fêmea do mosquito a causadora de ambas as doenças.
d) as duas doenças são causadas por vírus transmitidos no momento da picada, sendo a fêmea do mosquito a transmissora de ambas as doenças.
e) as duas doenças são causadas por vírus transmitidos no momento da picada, sendo o macho do mosquito o transmissor do vírus da febre amarela e a fêmea o transmissor da dengue.

05. (FGV) Flávio, que é portador do vírus da AIDS, mantém uma relação estável com Simone, que não é portadora do vírus. O casal não pretende ter filhos e deseja se precaver contra o risco de Simone também adquirir o vírus. Neste caso, o procedimento mais adequado é

a) Flávio submeter-se à vasectomia, procedimento adequado tanto para se evitar uma gravidez indesejada, quanto para proteger sua companheira do risco de lhe transmitir o vírus.
b) Simone submeter-se à laqueadura, procedimento adequado tanto para se evitar uma gravidez indesejada, quanto para se proteger do risco de adquirir o vírus de seu companheiro.
c) Flávio submeter-se à vasectomia e Simone submeter-se à laqueadura. O primeiro evita que Flávio transmita o vírus para sua companheira, e o segundo protege Simone de uma gravidez indesejada.
d) Simone tomar regularmente anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais) e, quando de suas relações sexuais, utilizar um creme espermicida. As pílulas protegem contra uma gravidez indesejada, e o creme garante a inativação dos espermatozoides e vírus.
e) Flávio e Simone se protegerem, utilizando, quando de suas relações sexuais, a camisinha masculina (condom) ou a camisinha feminina (femidom), adequadas tanto para se evitar uma gravidez indesejada, quanto para se proteger do risco de adquirir o vírus.

06. (UNIFESP) Um pesquisador pretende manter uma cultura de células e infectá-las com determinado tipo de vírus, como experimento. Assinale a alternativa que contém a recomendação e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental.

a) É importante garantir que haja partículas virais (vírus) completas. Uma partícula viral completa origina-se diretamente de outra partícula viral pré-existente.
b) Deve-se levar em conta a natureza da célula que será infectada pelo vírus: células animais, vegetais ou bactérias. Protistas e fungos não são hospedeiros de vírus.
c) Deve-se garantir o aporte de energia para as células da cultura na qual os vírus serão inseridos. Essa energia será usada tanto pelas células quanto pelos vírus, já que estes não produzem ATP.
d) Na análise dos dados, é preciso atenção para o ácido nucleico em estudo. Um vírus pode conter mais de uma molécula de DNA: a sua própria e a que codifica para a proteína da cápsula.
e) É necessário escolher células que tenham enzimas capazes de digerir a cápsula proteica do vírus. A partir da digestão dessa cápsula, o ácido nucleico viral é liberado.

07. (PUC SP) Malária (I), febre amarela (II), mal de Chagas (III) e síndrome da imunodeficiência adquirida (IV) são algumas das doenças que ocorrem em humanos. I e III são causadas por ________ (A) , enquanto II e IV são causadas por ________ (B) .

As letras A e B nas lacunas devem ser preenchidas correta e, respectivamente, por

a) bactérias e vírus.
b) protozoários e vírus.
c) protozoários e bactérias.
d) bactérias e protozoários.
e) vírus e protozoários.

08. (ENEM) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam cres - cendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certa - mente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).
Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.






01. Os vírus são estruturas acelulares, não apresentam metabolismo próprio e por este motivo são parasitas intracelulares obrigatórios. (Resposta: A)
02. A I é falsa, os adenovírus são vírus de DNA. A transcriptase reversa é uma enzima característica dos retrovírus como, por exemplo, o HIV. A II também é falsa, no ciclo lisogênico, o DNA viral associa-se ao DNA bacteriano, sem interferir no metabolismo da célula hospedeira. III e IV: são verdadeiras. (Resposta: C)
03. O código genético é universal; vale para todos os seres vivos, até mesmo para os vírus. (Resposta: C)
04. Dengue e febre amarela são doenças provocadas por vírus e ambas são transmitidas pela fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. (Resposta: D)
05. A camisinha, seja masculina seja feminina, protege do risco de adquirir o vírus e evita a gravidez indesejada. (Resposta: E)

06. O vírus é um parasita celular obrigatório. Ele não possui metabolismo próprio, e, conseqüentemente, necessita utilizar o ATP celular para a sua reprodução. (Resposta: C)

07. Malária (I) e mal de Chagas (III) são doenças causa - das por protozoários. Febre amarela (II) e AIDS (IV) são provocadas por vírus. (Resposta: B)

08. As vacinas contêm antígenos atenuados que induzem o organismo humano a produzir anticorpos específicos, os quais protegem contra a contaminação e a proliferação viral. (Resposta: A)

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Poderá ver também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!