Anfíbios - Exercícios comentados

01. (UFSCar) O sistema circulatório dos vertebrados mostra uma evolução ocorrida entre os grandes grupos. Na maioria das espécies de cada grupo, há um padrão na divisão das cavidades do coração. Isto pode ser confirmado na frase: 

a) O coração dos peixes tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura do sangue venoso com o sangue arterial nos primeiros. 
b) O coração dos anfíbios tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura de sangue venoso com o sangue arterial neste último. 
c) O coração dos répteis tem dois átrios e um ventrículo, não ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial. 
d) O coração dos répteis é igual ao das aves, ocorrendo em ambos mistura do sangue venoso com sangue arterial. 
e) O coração dos mamíferos apresenta dois átrios e dois ventrículos, parcialmente separados, ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial em pequena escala.

02. (UDESC) Analise as proposições quanto às características dos anfíbios.

I. A reprodução é sexuada, com fecundação externa, e são de sexos distintos (macho e fêmea).
II. São homeotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura corpórea praticamente constante, independente das variações térmicas do ambiente.
III. Apresentam pele lisa e glândulas mucosas, que são responsáveis pela manutenção da umidade da pele.
IV. São amniotas, pois apresentam bolsa amniótica ou âmnio que protege o embrião.

Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

03. (ENEM) Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.

Uma das características a que o texto se refere é a 

a) reprodução por viviparidade. 
b) respiração pulmonar nos adultos. 
c) regulação térmica por endotermia. 
d) cobertura corporal delgada e altamente permeável. 
e) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos. 

04. (PUCC-SP) O coração dos anfíbios possui:

a)      Um átrio e um ventrículo, ambos sem septos.
b)     Um átrio com septo parcial e um ventrículo sem septo.
c)      Um átrio e um ventrículo, ambos com septos parciais.
d)     Dois átrios e um ventrículo.
e)      Dois átrios e dois ventrículos.

05. (UDESC) Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e Gymnophiona ou Apoda. Assinale a alternativa correta que contém, respectivamente, os animais classificados como anfíbios e pertencentes a essas ordens.

a) Salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília).
b) Jacaré, sapo, tartaruga.
c) Perereca, jiboia, salamandra.
d) Sapo, salamandra, cobras-cegas (Cecília).
e) Cobras-cegas (Cecília), tartaruga, sapo.


01. BO coração dos anfíbios adultos tem dois átrios e um ventrículo. O átrio direito tem sangue venoso que vai ao ventrículo. O átrio esquerdo tem sangue arterial que vai ao ventrículo. No ventrículo, o sangue venoso mistura-se ao arterial.
02. A - I. Verdadeiro.
II. Falso. Os anfíbios são animais pecilotérmicos (temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente).
III. Verdadeira.
IV. Os anfíbios são animais anamniotas (não possuem âmnio). O primeiro grupo de animais a apresentar a bolsa amniótica, que protege o embrião contra ressecamento, são os répteis.

03. Da) Alternativa incorreta. Os anfíbios não se reproduzem por viviparidade, uma vez que dependem da água para a reprodução, sendo assim são denominados ovulíparos, ou seja, lançam um número grande de gametas na água, ocorrendo a fecundação neste ambiente (fecundação externa). b) Alternativa incorreta. Os anfíbios quando adultos, realizam a respiração pulmonar. Entretanto, como seus pulmões são simples e têm pouca superfície de contato para as trocas gasosas, a respiração pulmonar é pouco eficiente, sendo importante a respiração cutânea – processo de trocas de gases com o meio ambiente através da pele. c) Alternativa incorreta. Os anfíbios são ectotérmicos, pois não possuem mecanismo de regulação de temperatura corporal interna, a fonte de calor é gerada externamente, ou seja vem do ambiente. d) Alternativa correta. Os anfíbios se restringem aos ambientes úmidos ou aquáticos basicamente por dois motivos: a dependência da água para reprodução, uma vez que são ovulíparos e seus ovos não tem proteção nem âmnio, e o fato da pele ser muito fina (delgada) e permeável, o que faz perder muita água para o ambiente. e) Alternativa incorreta. Os anfíbios são animais tetrápodes, ou seja, possuem quatro patas. Esta é uma característica anatômica, onde os membros posteriores são desenvolvidos.

04. DOs anfíbios possuem coração dotado de dois átrios e um ventrículo, sendo que no ventrículo o sangue arterial e o sangue venoso se misturam.

05. AComo representantes dos urodelos, podemos citar salamandras e tritões. Já como exemplos de anuros, podemos citar os sapos, pererecas e rãs. Por fim, os gymnophiona ou ápodes incluem as cecílias.

Um comentário:

  1. Você responder?

    (UNICAM) - QUESTÃO:

    Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o
    meio terrestre. Provavelmente surgiram de peixes cros -
    sop terígeos que eventualmente saíam da água à procura
    de insetos. Antes de ganharem o meio terrestre, esses
    ancestrais dos anfíbios passaram por modificações em sua
    estrutura e em sua fisiologia.
    a) Mencione duas modificações importantes nessa transição.

    b) Os anfíbios são classificados em três ordens: Gymnophiona ou Apoda (cobras cegas), Urodela (salamandras) e Anura (sapos, rãs e pererecas). Mencione uma característica exclusiva de cada uma delas.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!