Protozoários - Exercícios com gabarito

01. (Mackenzie) - Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado, que pode resultar desde uma simples alteração fisiológica, até uma doença fulminante e fatal. Os tipos mais conhecidos são as hepatites A, B e C. A grande maioria das hepatites agudas é assintomática ou leva a sintomas inespecíficos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Outras doenças, como a leptospirose, a malária, a febre amarela, têm sintomas semelhantes.

Hepatite A, leptospirose, malária e febre amarela são causadas, respectivamente, por 
a) bactéria, bactéria, protozoário e bactéria. 
b) bactéria, vírus, protozoário e vírus. 
c) vírus, bactéria, protozoário e bactéria. 
d) vírus, bactéria, protozoário e vírus. 
e) bactéria, protozoário, protozoário e vírus.

02. (UNEAL) - Os protozoários – Reino Proctista ou Protista – são organismos unicelulares, heterótrofos, que vivem em água doce ou salgada, em ambientes úmidos ou mesmo no interior do corpo de animais, tanto invertebrados quanto vertebrados. As doenças causadas por eles são genericamente denominadas protozooses. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
1ª COLUNA

(1) MALÁRIA
(2) LEISHIMANIOSE
(3) DOENÇA DE CHAGAS

2ª COLUNA

(   ) causada pelo Tryipanossoma cruzi.
(   ) causada pelo protozoário do gênero Plasmodium.
(   ) transmitida pelo mosquito-palha.
(   ) normalmente causa problemas sérios na pele.
(   ) causa sérios danos ao coração.
(   ) é comum na Região Amazônica.
(   ) também afeta animais silvestres e domésticos.

Marque a opção que apresenta a sequência correta das associações, de cima para baixo.

A) 1 – 1 – 2 – 2 – 3 – 2 – 1
B) 2 – 2 – 2 – 3 – 3 – 1 – 1
C) 3 – 1 – 2 – 2 – 3 – 1 – 2
D) 3 – 3 – 1 – 1 – 2 – 2 – 3
E) 1 – 2 – 2 – 2 – 3 – 3 – 2

03. (UFMA) - Em protozoários de vida livre, como na Amoeba proteus, existe o vacúolo contrátil, cuja função é a:

a) eliminação do excesso de água.
b) locomoção.
c) digestão de microcrustáceos.
d) absorção de água
e) emissão de pseudópodos.

04. (UEMA) - A maioria dos protozoários são unicelulares, podendo ou não apresentar coloração, mas existem também os coloniais e os multicelulares. Algumas espécies são capazes de viver em simbiose; outras são parasitos. Sua reprodução pode ser tanto assexuada quanto sexuada; são encontradas em água doce e água salgada; são autótrofas e heterótrofas e, ainda, há aquelas que obtêm alimentos das duas formas.
Fonte: SANTOS, F. S. dos; AGUILAR. J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser protagonista, Biologia Ensino Médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado).

O texto acima mostra a diversidade de características dos organismos que compõem o reino protista. Diferentemente dos demais reinos em que os organismos são originados de uma mesma espécie ancestral, os protistas englobam seres de distintas linhas evolutivas. Por isso, são considerados

a) monofiléticos.
b) monogaméticos.
c) paragaméticos.
d) poligaméticos.
e) polifiléticos.

05. (PUC-RJ) - Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários:

I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus.
II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente.
III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita plasmódio.

a) apenas II está correta.
b) apenas III está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) todas estão corretas.

06. (UFGD) - O reino Protista engloba seres unicelulares eucariontes, autótrofos ou heterótrofos, coloniais ou não. Consideram-se protistas os autótrofos como algas unicelulares e os heterótrofos como protozoários. No entanto, ambos os grupos não representam categorias taxonômicas tais como filo, classe ou ordem, mas apenas uma forma de diferenciar os organismos quanto à capacidade ou não de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Os hábitos alimentares também são variados. Quanto ao modo de nutrição, os protozoários são classificados como heterótrofos ou holozoicos. Assinale a alternativa correta.

a) Alguns protozoários possuem envoltórios protetores permanentes; outros só apresentam envoltório em condições ambientais desfavoráveis. Os protozoários podem ser só móveis; a locomoção pode ser realizada por flagelos, cílios ou pseudópodes. A presença e o tipo de estrutura locomotora são os critérios adotados para classificá-los.
b) O filo Sarcodina agrupa os protozoários que se locomovem por meio de pseudópodes. Entre eles está a Amoeba proteus, ameba comum que habita água doce e limpa onde há vegetação verde. Esse organismo tem estrutura bastante complexa, como uma massa incolor e gelatinosa de até 0,6 mm de comprimento.
c) O filo Mastigophora é composto pelos flagelados, protozoários que apresentam um ou mais flagelos, estruturas utilizadas na locomoção, na captura de alimento e, em certos casos, como receptores sensitivos. Alguns representantes desse filo podem apresentar uma espécie de colarinho, formado por finos pseudópodes dispostos transversalmente entre si contornando a base do flagelo.
d) Também classificadas no reino Protista, as algas unicelulares e eucariontes são fotossintetizantes. Todas possuem clorofila a, armazenada em cloroplastos, além de outros pigmentos como as clorofilas b, c e d, os carotenoides, as xantofilas e as ficobilinas. A coloração exibida pela alga depende do tipo e da quantidade de pigmento presente e é um critério utilizado para classificar a alga em uma das seguintes divisões: Chrysophytam pyrrhophyta e Euglenophyta, O outro critério baseia-se no tipo de composto orgânico armazenado como produto da respiração.
e) Além do flagelo, a Euglena possui espécies de listas proteicas e flexíveis que, associadas à membrana plasmática, constituem uma estrutura chamada película. Graças à película, essas algas podem se locomover e alterar sua forma. Não há parede celular nesses indivíduos. As euglenófitas são fotossintetizantes, apresentam fototropismo positivo, desde que a luz fornecida não seja muito intensa. Em condições favoráveis de luz, água e temperatura, desenvolvem-se rapidamente, formando uma espécie de nuvem verde sobre a água.

07. (UDESC) - A toxoplasmose é uma doença provocada pela ingestão de cistos (oocistos) do Toxoplasma gondii (presentes nas fezes dos gatos), em carnes cruas ou mal cozidas.
A respeito disso, assinale a alternativa incorreta.

a) As mulheres grávidas que desenvolvem a doença podem transmiti-la ao feto.
b) O agente etiológico causador dessa doença é um protozoário.
c) O Toxoplasma gondii é um organismo unicelular.
d) Alguns modos de prevenção consistem em evitar o consumo de carne mal cozida, lavar as mãos depois de contato com gatos e antes das refeições.
e) O Toxoplasma gondii faz parte do Reino Monera, onde estão reunidos os seres unicelulares e procariontes.

08. (ENEM) - A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças. Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é:

q) o consumo de carnes de animais silvestres que são hospedeiros do vetor da doença.
b) a utilização de adubos químicos na agricultura que aceleram o ciclo reprodutivo do barbeiro.
c) a ausência de saneamento básico que favorece a proliferação do protozoário em regiões habitadas por humanos.
d) a poluição dos rios e lagos com pesticidas que exterminam o predador das larvas do inseto transmissor da doença.
e) o desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.

09. (UFRGS) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Em relação à malária, o parasita Plasmodium falciparum aloja-se nas glândulas salivares do mosquito Anopheles, penetra na corrente sanguínea humana e instala-se no ........, invadindo e causando ruptura dos ........ .

A) pâncreas – glóbulos brancos
b) fígado – glóbulos brancos
c) pâncreas – vasos sanguíneos
d) fígado – glóbulos vermelhos
e) coração – vasos sanguíneos

10. (PUC-Rio) - Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários: 
I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus. 
II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente. 
III. O protozoário causador da malária é o parasito plasmódio. 

Assinale se 
a) apenas II está correta. 
b) apenas III está correta. 
c) apenas I e II estão corretas. 
d) apenas II e III estão corretas. 
e) todas estão corretas.





➥ Respostas: 
01. D 
02. C
03. A
04. E
05. B
06. E
07. E
08. E
09. D
10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!