(UEL 2017) - QUESTÃO

Mimetismo é um termo utilizado em biologia, a partir da metade do século XIX, para designar um tipo de adaptação em que uma espécie possui características que evoluíram para se assemelhar com as de outra espécie. As observações do naturalista Henry Walter Bates, estudando borboletas na Amazônia, levaram ao desenvolvimento do conceito de mimetismo batesiano. 

É correto afirmar que o mimetismo batesiano é uma adaptação em que 

a) a fêmea de algumas espécies de inseto é imitada por flores que se beneficiam da tentativa de cópula do macho para sua polinização. 
b) uma espécie apresenta características que a assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por outras espécies com as quais interage. 
c) um modelo inofensivo é imitado por um predador para se aproximar o suficiente de sua presa a ponto de capturá-la. 
d) um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies igualmente tóxicas ou perigosas. 
e) um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies palatáveis ou inofensivas.

                                                                                                                             Resposta: E

a) Incorreta. É um tipo de mimetismo com função reprodutiva. É muito comum em plantas, que mimetizam a fêmea de algumas espécies de inseto e se beneficiam da tentativa de cópula do macho para sua polinização. Um grande número de plantas, especialmente orquídeas, usam a mímica para atrair insetos polinizadores para visitar a flor e polinizar com sucesso sem recompensa alimentar, ao contrário das plantas que ofertam néctar ao inseto polinizador. 
b) Incorreta. Essa adaptação não é mimetismo. Esse tipo de adaptação é conhecido como camuflagem, em que uma espécie desenvolveu, ao longo de sua evolução, uma ou mais características corporais que se assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por espécies com as quais convive. Por exemplo, a cor da pelagem da raposa-do-ártico é totalmente branca no inverno, imitando o ambiente coberto de neve, e cinza em outras épocas do ano. 
c) Incorreta. Conhecido como mimetismo wasmanniano. A espécie mimética é o predador que engana sua presa para se aproximar o suficiente a ponto de capturá-la. 
d) Incorreta. Conhecido como mimetismo mulleriano. Nesse tipo de mimetismo, a interação entre o modelo, a espécie mimética e o receptor do sinal é semelhante ao visto no batesiano, porém, neste, tanto o modelo quanto o mimético compartilham sinais defensivos (coloração, forma e odores) que conferem uma vantagem adaptativa ao facilitar a memorização desses animais pelo predador, fazendo com que o predador associe a imagem da presa como imprópria para consumo, porém essa imagem é compartilhada entre duas espécies diferentes, fazendo com que nenhuma dessas espécies seja predada. Fritz Muller descobriu que o fato de espécies tóxicas de borboletas serem parecidas entre si reforça a proteção de todas elas contra predadores. Se todas são parecidas, todas levam vantagem. 
e) Correta. O mimetismo batesiano é conhecido como o fenômeno onde um animal inofensivo ou palatável evolui semelhante a um animal perigoso ou desagradável (considerado o modelo).