(UEL 2017) - QUESTÃO

Leia o texto a seguir. 

Ao que parece, duas causas, e ambas naturais, geraram a poesia. O imitar é congênito no homem, e os homens se comprazem no imitado. Sinal disso é o que acontece na experiência: nós contemplamos com prazer as imagens mais exatas daquelas mesmas coisas que olhamos com repugnância, por exemplo, as representações de animais ferozes e de cadáveres. Causa é que o aprender não só muito apraz aos filósofos, mas também, igualmente, aos demais homens, se bem que menos participem dele. Efetivamente, tal é o motivo por que se deleitam perante as imagens: olhando-as aprendem e discorrem sobre o que seja cada uma delas, e dirão, por exemplo, “este é tal”. Porque, se suceder que alguém não tenha visto o original, nenhum prazer lhe advirá da imagem, como imitada, mas tão-somente da execução, da cor ou qualquer outra causa da mesma espécie. 
(Adaptado de: ARISTÓTELES, Poética. Trad. Eudoro de Sousa. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p.445. Os Pensadores.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a noção de imitação (mímesis) em Aristóteles, assinale a alternativa correta. 

a) A pintura e a poesia retratam prazerosamente as coisas imitadas como mais belas do que são na realidade. 
b) A pintura e a poesia são prazerosas quando retratam coisas agradáveis, já as imitações desagradáveis nenhum prazer causam nas pessoas. 
c) Ao dizer “este é tal”, percebem-se a cor e as técnicas usadas pelo pintor, o que provoca uma sensação desagradável. 
d) As imitações da poesia e da pintura causam prazer ao se reconhecer o retratado, mesmo que seja uma retratação de algo desagradável. 
e) Diferentemente da pintura, a poesia surgiu via causas naturais, pois, nesta, a imitação é uma característica adquirida na experiência.

                                                                                                                             Resposta: D

a) Incorreta. Nem sempre a poesia e a pintura retratam as coisas como mais belas do que a realidade, elas podem retratar as coisas de modo pior do que são na realidade. 
b) Incorreta. As imitações de coisas desagradáveis também causam prazer, pois o que causa prazer é o reconhecimento do retratado, não o fato de ele ser agradável ou belo. 
c) Incorreta. Ao dizer “este é tal” percebe-se o que é retratado e o prazer é de reconhecer o que o artista fez; no caso da cor e de outros tipos de técnicas usadas pelo pintor, essas também provocam prazer e são agradáveis, mas um prazer de tipo sensitivo e não cognitivo, como na mímesis. 
d) Correta. O prazer de uma obra de arte mimética é gerado pelo reconhecimento do que a obra apresenta, independentemente se o retratado é agradável ou não. 
e) Incorreta. Tanto pintura quanto poesia surgiram naturalmente, pois a imitação (mímesis) é algo da natureza humana, e não adquirida na experiência.