(FMABC) - QUESTÃO

 Em março de 1977, em São Paulo, os estudantes voltariam às ruas pela primeira vez, desde 1968. Em maio, num movimento coordenado, houve uma greve de 80 mil, paralisando parcialmente várias universidades. A truculência da repressão não se fez esperar, com a invasão da Universidade Nacional de Brasília (UnB), em junho, e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em setembro, quando da tentativa de reorganização da UNE. (Daniel Aarão Reis Filho. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988, 2014.)

No contexto político descrito no excerto, 
a) as manifestações pelo fim da ditadura se ampliaram, envolvendo outros setores da sociedade além dos estudantes. 
b) a oposição ao regime militar decidiu deixar de lado os protestos pacíficos e partir para a luta armada. 
c) as mobilizações dos “caras pintadas”, uma referência aos jovens que pintavam o rosto com as cores da bandeira nacional, multiplicaram-se pelo país. 
d) a pressão do movimento cívico pelas “Diretas Já” sobre o Congresso foi vitoriosa com o restabelecimento do voto direto para presidente. 
e) os estudantes estenderam suas bandeiras de luta e passaram a exigir transporte público gratuito e o fim da corrupção no governo. 


Os movimentos antiditadura mencionados na questão revelam o enfraquecimento do regime militar brasileiro, já então sob o governo do general Ernesto Geisel, que tentou combinar uma abertura política com outras medidas de caráter restritivo, como o “pacote de abril” de 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!