Analise a figura abaixo.

Retirado de: http://www.areaseg.com/eco/ema-pedia.html
A chuva ácida é um fenômeno ambiental que atinge diferentes lugares em todo o mundo, com as mais variadas consequências negativas. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:
I. Os lugares com maior queima de combustíveis fósseis são mais propensos à sua ocorrência. Nos Estados Unidos, destacam-se as regiões dos Grandes Lagos e Nordeste, onde muitas atividades econômicas ainda consomem carvão mineral e derivados de petróleo.
II. Na Europa, a sua incidência está mais concentrada ao longo dos vales fluviais que contam com muitas atividades urbanas e industriais. Desse modo, proporcionalmente, os vales dos rios Tejo e Don, tendem a apresentar maior ocorrência de chuvas ácidas do que os vales dos rios Reno e Tâmisa.
III. Na China, o problema da chuva ácida tem se agravado com o crescimento industrial do país, concentrado principalmente na sua porção Ocidental. Apesar dos esforços para o uso de fontes de energia menos poluentes.
IV. No Brasil, o polo industrial de Cubatão é um importante emissor de gases liberados da queima de atividades petroquímicas e siderúrgicas. Neste caso, o problema se estende a trechos da Serra do Mar, em razão da ocorrência de chuvas orográficas.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) II e IV apenas.
e) I e IV apenas.
As chuvas ácidas atingem especialmente áreas com elevada densidade urbano-industrial e com maior queima de combustíveis fósseis. Neste contexto, regiões como dos Grandes Lagos e o Nordeste dos EUA, a porção ocidental da China e o polo industrial de Cubatão apresentam condições favoráveis à formação de chuvas ácidas, o que valida as afirmativas I e IV.
A afirmativa II está incorreta, pois os vales dos rios Reno e Tâmisa apresentam maior concentração de atividades urbanas e industriais do que os vales dos rios Tejo e Don. A afirmativa III também está incorreta, pois apesar da China recentemente ter anunciado acordos com os EUA para a redução da emissão de gases de efeito estufa, tais medidas ainda não foram implementadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!