A respeito da crescente onda terrorista verificada no mundo após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, julgue as afirmações que se seguem:
I. A Al-Qaeda (“a base”, em árabe) foi criada por Osama bin Laden na década de 1980. É formada, principalmente, por fundamentalistas islâmicos e árabes. Ao grupo são atribuídos os atentados terroristas nas embaixadas norte-americanas no Quênia e na Tanzânia em 1998.
II. Hezbollah representa o movimento libanês que surgiu na década de 1980. Luta contra a influência ocidental no mundo islâmico e se baseia na doutrina do aiatolá Khomeine, que liderou a revolução islâmica no Irã. O grupo se notabilizou por meio de atentados a bomba e combates a Israel.
III. O grupo Hamas foi criado em 1987 depois da segunda intifada ( resistência israelense à ocupação do território palestino). Contrário à existência do Estado Palestino, usa suicidas para promover ataques terroristas aos assentamentos de seus rivais.
IV. Jihad Islâmica, organização formada no Egito, em 1980, por jovens palestinos. Atacar alvos israelenses é uma forma de estancar o processo de paz entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). O grupo assumiu a autoria de um atentado suicida em 12 de agosto de 2001 em um restaurante no norte de Israel.
Estão corretas
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Criado na década de 1980, o grupo Al-Qaeda defende a não intervenção estrangeira no mundo islâmico e a formação de governos alinhados aos ideais de grupos fundamentalistas dispersos, principalmente, pelo Oriente Médio e África Saariana. Como tática de combate, o grupo utiliza-se de ataques terroristas contra alvos ocidentais.
No início da década de 1980, grupos contrários à ocupação israelense no sul do Líbano e apoiados pela República Islâmica do Irã,criaram o Hezbollah, que por meio de ações terroristas lutam contra a influência ocidental no Oriente Médio e pela eliminação do Estado de Israel, considerado o maior aliado ocidental no subcontinente.
Por meio de ataques contra alvos israelenses, o grupo Hamas apresentou-se como uma forma alternativa, em 1987, à luta pela formação do Estado da Palestina e ao combate contra Israel.
Também por meio de ataques terrorista contra alvos ocidentais e israelenses, o grupo Jihad Islâmica apresenta-se, na década de 1980, hostil às influências ocidentais no Mundo Árabe e defende o fim de Israel, diferente de grupos menos radicais ligados à Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que buscam a negociação para a formação da Palestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!