(Mackenzie-SP) - QUESTÃO

Observe o mapa abaixo e relacione as afirmativas aos números indicados.

A. Terrenos planálticos; solos ácidos; clima tropical semiúmido; vegetação de cerrado.
B. Depressões interplanálticas; solos pedegrosos; rios intermitentes; clima tropical semiárido.
C. Extensas áreas com depressões e planícies; solos arenosos; clima quente e úmido o ano todo; floresta de tipo equatorial.
D. Terrenos marcados pela presença de morros de estrutura cristalina; climas variados, desde o tropical, tropical de altitude e subtropical; ocorrência de floresta tropical.
E. Extensas áreas de planícies; ocorrência de solos de origem basáltica; clima subtropical; vegetação predominante de campos.

a) 1A; 2B; 3C; 4D; 5E
b) 1B; 2A; 3C; 4E; 5D
c) 1C; 2B; 3D; 4E; 5A
d) 1D; 2C; 3A; 4B; 5E
e) 1E; 2D; 3B; 4C; 5A


O Brasil possui uma grande diversidade morfológica, climática e botânica. No mapa são delimitados 5 espaços naturais dotados das seguintes características:

1 – porção dotada de enormes porções ocupadas por depressões e planícies, geralmente com estrutura sedimentar, destacando a presença de arenitos. Nesta localidade prevalece a ação do clima equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas o ano todo, com pequena amplitude térmica anual. Tal clima influencia a Floresta Latifoliada Equatorial (Floresta Amazônica), cobertura vegetal latifoliada, densa, heterogênea e hidrófila.

2 – O Sertão Nordestino tem uma constituição geomorfológica composta por depressões entre planaltos, tendo em sua composição pedológica a presença de solos pedregosos com pouca fertilidade. Nesta sub-região prevalece o clima semiárido, caracterizado por elevadas temperaturas anuais, com pequena amplitude térmica. As chuvas, escassas e irregulares, influenciam os cursos fluviais, pois muitos deles são intermitentes ou temporários, ou seja, secam durante certo período do ano.

3 – A faixa litorânea formações geomorfológicas comumente denominadas de serras, onde prevalece a estrutura cristalina. Prevalece a ação de diversos climas tropicais, tais como o tropical úmido, o de altitude e até mesmo o subtropical. Ao longo de toda a extensão cartografada havia a Floresta Latifoliada Tropical, conhecida como Mata Atlântica. Tal bioma foi profundamente alterado pela ação antrópica ao longo de 5 séculos. Hoje resta cerca de 5% de sua composição original.

4 – A Planície Uruguaio-Sul Riograndense tem em praticamente toda a sua extensão a presença de rochas basálticas. Uma vez decompostas, elas contribuem para a fertilização do solo, com a formação do solo de “terra- -roxa”. Neste espaço prevalece a ação do clima subtropical, caracterizado pela presença de grande amplitude térmica anual e chuvas geralmente bem distribuídas ao longo do ano. A composição predominante é a vegetação campestre, composição herbácea, rasteira, favorável a criação de rebanhos como os bovino e ovinos.

5 – No Brasil Central encontram-se terrenos planálticos, com a presença de diversas chapadas. O clima tropical é alternadamente úmido e seco. A vegetação do Cerrado é caracterizada pela presença de árvores, muitas delas apresentam tortuosidade em decorrência dos solos ácidos presentes na região. Além da estrutura arbórea, existem arbustos e vegetação rasteira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!