(UEL 2017) - QUESTÃO

Os movimentos migratórios existentes no Brasil, a partir de 2001, mostram que 41% dos habitantes do país não eram naturais do município de residência e cerca de 16% deles não eram procedentes da Unidade Federativa em que moravam. Considerando a realidade exposta, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, motivos que estimularam fluxos migratórios nesse período. 

a) A ausência de ciclos econômicos e de investimentos produtivos, públicos ou privados. 
b) A contínua e crescente desintegração dos espaços urbanos e rurais. 
c) A migração pendular, que provoca um estado de crise permanente de repulsão da população. 
d) A saída do campo para a cidade devido às precárias condições de trabalho lá existentes. 
e) O desenvolvimento dos sistemas de transportes, energia e comunicações.

                                                                                                                             Resposta: E

a) Incorreta. Pois seria a presença de ciclos econômicos e de investimentos produtivos, públicos ou privados, que estimula a geração de empregos, e portanto os fluxos migratórios.
b) Incorreta. Pois os espaços urbanos e rurais se tornaram cada vez mais integrados, inclusive com acesso às mais diversas tecnologias.
c) Incorreta. A migração pendular ocorre entre as cidades que compõem cada região metropolitana, um deslocamento diário da população, devido à eficiência do sistema de transporte coletivo que é fundamental para quem migra pendularmente entre sua moradia, muitas vezes situada na periferia distante, e seu local de trabalho.
d) Incorreta. Já que a saída do campo para a cidade não ocorreu devido às precárias condições de trabalho lá existentes, e sim devido à chegada de máquinas e implementos agrícolas que não demandavam tanta mão de obra, ou ainda mão de obra especializada.
e) Correta. O desenvolvimento dos sistemas de transportes, energia e comunicações facilitou o deslocamento e o aumento dos fluxos urbano-urbano e intrametropolitano de pessoas que buscam melhores condições de vida.