Leia o texto a seguir.
No nosso mundo globalizado, nenhum país é uma ilha. Os conflitos violentos criam problemas que se deslocam sem passaporte e não respeitam as fronteiras nacionais, mesmo quando estas são defendidas de maneira elaborada.
(ONU/PNUD. Relatório do desenvolvimento humano 2005: racismo, pobreza e violência. Madri: Mundi-Prensa, 2005. p.74.)
Com base nos conhecimentos sobre as guerras civis, na ordem global, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Afetam as redes comerciais locais, os mercados e toda economia, aumentando a pobreza, a desnutrição e as enfermidades infecciosas.
( ) Afetam países ricos dotados de recursos tecnológicos de alto valor comercial, que são incapazes de regular seus recursos.
( ) Desestimulam os investimentos internos e estrangeiros, provocando fuga de capitais, reduzindo o crescimento.
( ) Geram infraestruturas precárias, baixo dinamismo econômico, perdas de vida, mutilação e sofrimento generalizado.
( ) Geram proteção às mulheres vulneráveis à violência sexual e às crianças expostas a traumas psicológicos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, V, F, F.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, F, F, V.
d) F, V, V, F, V.
e) F, V, F, V, F.
I. Verdadeira. As guerras civis afetam as redes comerciais locais, os mercados e toda a economia, aumentando a pobreza, a desnutrição e as enfermidades infecciosas; além disso, resultam em graves problemas econômicos, pois causam a desorganização da infraestrutura do país atingido, a desintegração dos serviços de saúde e educação e a destruição de parte de seus recursos naturais.
II. Falsa. Apesar de não ser uma regra, é possível associar o aparecimento de conflitos violentos a países pobres dotados de recursos naturais de alto valor comercial, que são incapazes de regular seus recursos, a exemplo do Afeganistão (1978-2001) com seus recursos, como pedras preciosas e papoula, além das disputas pelo poder, pela reivindicação ou pela disputa de territórios, gerando insegurança econômica e pobreza.
III. Verdadeira. As guerras civis desestimulam os investimentos internos e estrangeiros, provocando fuga de capitais, reduzindo o crescimento, já que desestabiliza a economia do país.
IV. Verdadeira. Geram infraestrutura precária, baixo dinamismo econômico, perdas de vida, mutilação e sofrimento generalizado, condicionados aos ataques que visam aos civis e a desestabilizar o país guerreado.
V. Falsa. Não geram proteção às mulheres, que se tornam ainda mais vulneráveis à violência sexual, nem às crianças, que ficam expostas a traumas psicológicos e violência física.