Sobre o processo histórico da denominada Guerra do Ópio, ocorrida na China, em 1841, assinale a alternativa correta.
a) Os Estados Unidos da América iniciaram a expansão para o Oriente, comercializando o ópio monopolizado pelos chineses, o que provocou uma guerra entre eles, encerrada com o acordo de divisão igualitária das cotas comerciais.
b) O Japão, em suas conquistas imperialistas no continente asiático, travou uma guerra com a China pelo domínio do comércio do ópio na região; nesse processo, estabeleceram o Tratado de Pequim, no qual Hong Kong passou ao domínio japonês.
c) O império russo, parceiro da China no comércio do ópio, transportava-o para os portos de Xangai com maior agilidade e altas taxas aduaneiras, o que fez com que exigisse a franquia desse produto.
d) A Inglaterra, que dominava a comercialização do ópio na China, impôs aos chineses uma indenização por eles terem, a pretexto de proteger a saúde de sua população, confiscado e destruído uma grande carga de ópio.
e) A França teve uma de suas colônias, o Afeganistão, como um grande produtor de ópio e concorrente comercial dos chineses, que monopolizavam essa atividade com elevados lucros; visando quebrar tal monopólio, os franceses bloquearam os portos chineses.
Resposta: D
a) Incorreta. A presença norte-americana na região é posterior à corrida imperialista europeia, a parte mais visível se dá após 1871, com a abertura do Japão ao ocidente.
b) Incorreta. O imperialismo japonês foi bastante atuante em áreas da Coreia e da China, no entanto o seu interesse era a exploração da mão de obra e de matérias-primas, como algodão, e não a produção de drogas.
c) Incorreta. O império russo jamais foi parceiro da China na produção ou no escoamento de ópio.
d) Correta. A Inglaterra dominava quase que totalmente o comércio com a China, sendo o ópio o seu produto mais importante. Assim, a Inglaterra ordenou aos chineses que pagassem uma indenização pela destruição do ópio e os acusou de desafiar a sua autoridade por terem confiscado e destruído uma elevada carga dessa droga.
e) Incorreta. O Afeganistão foi uma área sob domínio do imperialismo britânico, e foi a produção de haxixe que interessou ao governo da Grã-Bretanha.