Leia o texto a seguir.
Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como
verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui
duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de
todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se quisesse
estabelecer algo de firme e de constante nas ciências.
(DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p.93.)
O desejo de evitar o erro, o caos e buscar a certeza, a ordem, por meio de um método de conhecimento, são
marcas distintivas da modernidade.
A respeito do problema do conhecimento e do método em René Descartes, assinale a alternativa correta.
a) A decisão de tentar desfazer-se das opiniões duvidosas e incertas ampara-se em uma revelação divina, pois, ao pensar,
o homem encontra Deus na origem do próprio pensamento, sendo Ele a primeira certeza fundadora da ciência.
b) A dúvida é uma espécie de afecção episódica que toma conta dos que pensam demasiadamente no problema dos
fundamentos do conhecimento, mas cuja concepção e prática possuem uma importância limitada.
c) A dúvida metódica pretendia inviabilizar a metafísica, uma vez que certezas científicas e verdades metafísicas, além de
possuírem âmbitos de vigência distintos, também dizem respeito a domínios excludentes do conhecimento.
d) O método é um procedimento por meio do qual os dados da experiência são acolhidos, tratados cientificamente e, após
o processo de depuração e de crítica, são recolocados em sua relação com o mundo, transformando nossos juízos.
e) A decisão inaugural a ser radicalizada pela dúvida, tornada metódica, por meio da qual surgirá a certeza, é o ponto de
partida da crítica à tradição, seja na figura dos conhecimentos incertos ou das falsas opiniões
RESPOSTA: E
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a) Incorreta. Descartes recusa a validade de qualquer conhecimento baseado na revelação divina para alcançar a primeira
certeza indubitável sobre a qual se fundará a ciência.
b) Incorreta. A dúvida é o princípio metodológico diretivo da busca de uma verdade certa, sobre a qual seria possível fundar
o edifício da ciência. Portanto, não é episódica; é, sim, o ponto de partida, um método. Portanto, sua importância
é extrema.
c) Incorreta. A dúvida metódica pretendia submeter tudo à crítica, não estabelecia distinção dos domínios passíveis de
crítica, além do que, certezas científicas e verdades metafísicas, para Descartes, não constituem domínios excludentes
do conhecimento.
d) Incorreta. Em Descartes, o método não é um instrumento de coleta de dados, cujo resultado final seria modificar os
juízos. Por isso, os dados da experiência não são “acolhidos”; não são tratados cientificamente para serem repostos
em relação ao mundo.
e) Correta. Para Descartes, pensar filosoficamente consiste em uma decisão radical, que o método da dúvida radicalizará
ainda mais, e que tem na crítica à tradição uma das suas principais motivações. Nenhuma autoridade pode constranger
a liberdade de investigação da razão.
http://www.cops.uel.br/vestibular/2016/provas/1a_Fase/19001_1_DEF.pdf (acessado em 13SET16)
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