As agitações políticas e sociais que marcaram o período 1820-1848, no Ocidente, guiaram-se por concepções decorrentes tanto da Revolução Francesa de 1789, quanto da Revolução Industrial inglesa (em curso desde a década de 1780).
a) Descreva uma dessas concepções.
b) Relacione-as com um movimento social e/ou político do período (1820-1848).
a) A concepção que tornou-se traço comum entre esses dois marcos políticos e econômicos no Ocidente Capitalista foi o Liberalismo. Essência do mundo a partir das idéias e críticas iluministas, essa ideologia defendia a não intervenção do Estado na economia e a concepção de um dos princípios fundamentais para a preservação da dignidade humana era a Liberdade, fosse ela política ou econômica. No campo político, a defesa das possibilidades da ampliação dos direitos de representação, postulava um Estado submisso às necessidades dos homens reunidos e organizados em sociedades (cidadania) e na área da economia a existência de leis de mercado que deveriam substituir a mão forte e pesada do Estado absolutista apontava para a consolidação do capitalismo em escala mundial.
b) Essas concepções estiveram presentes por exemplo nas agitações que culminaram com a derrubada da monarquia Bourbon, imposta pelo Congresso de Viena logo após a derrota de Napoleão Bonaparte e representada nesse momento pelo impopular rei Carlos X. As agitações não desapareceram por completo com a chegada de Luís Felipe de Orleans ao poder e ressurgiriam alguns anos mais tarde, selando o destino da monarquia francesa. A França assim vivenciou outro processo revolucionário e antiabsolutista que alastrou-se por diversas partes da Europa, mesclando em sua bandeira liberal alguns nuances de nacionalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!