(FUVEST) - QUESTÃO (Q 0739)

As interpretações históricas sobre o papel dos Bandeirantes nos séculos XVII e XVIII apresentam, de um lado, a visão desses paulistas como heróis e, de outro, como vilões. A partir dessa afirmação, discorra sobre: 

a) os bandeirantes como heróis, ligando-os à questão das fronteiras. 

b) os bandeirantes como vilões, ligando-os à questão dos índios. 

___________________________
a) Na historiografia brasileira temos vários temas controversos, sendo que o bandeirismo é um deles. Existem trabalhos que colocam os bandeirantes como grandes heróis, desbravadores do sertão, homens que permitiram ao Brasil ter o grande território que tem hoje. De fato a ação dos bandeirantes, percorrendo as terras americanas para muito além do Tratado de Tordesilhas redefiniu o traçado territorial colonial e foi decisivo para a configuração estabelecida pelo Tratado de Madrid de 1750. 

b) Em contrapartida, existem trabalhos que apresentam os bandeirantes como mercenários, homens cruéis e violentos, que teriam sido os grandes responsáveis pela dizimação de milhares de índios. Existe ainda, uma terceira corrente que, contrapondo a documentação e verificando os relatos de época, afirma que os bandeirantes não são o que podemos chamar de orgulho da nação, pois sua prática foi violenta, no entanto não podemos deixar de considerar o contexto no qual viviam. Era uma época de extrema pobreza, onde a sobrevivência era difícil. Nem bandidos nem heróis, os bandeirantes eram homens rudes, em sua grande maioria pobres, que já não falavam o português, misturavam-no com dialetos indígenas e que incentivados pela coroa portuguesa abasteceram as regiões com mão-de-obra e descobriram novas riquezas num momento de crise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!