(FUVEST) - QUESTÃO (Q 0738)

Na Europa Ocidental, durante a Idade Média, o auge do feudalismo (século X ao XIII) coincide com o auge da servidão. Explique 

a) no que consistia a servidão. 

b) por que a servidão entrou em crise e deixou de ser dominante a partir do século XIV. 

_________________________

a) A servidão era uma forma de trabalho que se desenvolveu na Europa Ocidental, durante a Idade Média e que tem suas origens no colonato romano. O camponês era considerado "servo", pois deveria servir a seu senhor, assim como servia a Deus, uma vez que a ideologia predominante considerava que o servo devia obrigações ao dono da terras - o senhor feudal - na medida em que recebera um lote de terra e proteção. 
As relações de trabalho servis eram costumeiras, baseadas na tradição, e o servo devia tributos ao senhor, normalmente pagos com trabalho, ou com parte da produção. Dessa forma considera-se que o servo não era escravo, mas também não era um homem livre; era um trabalhador "preso a terra". 

b) A perda de importância do trabalho servil esta relacionada à perda de importância da agricultura enquanto atividade econômica predominante. Durante a Baixa Idade Média a Europa vivenciou o renascimento urbano e comercial e um constante êxodo rural. Tanto o comércio quanto a produção artesanal contribuíram para a monetarização da economia e gradualmente os próprios senhores feudais foram transformando as obrigações costumeiras em pagamentos monetários. 
O século XIV foi marcado por profunda crise, caracterizada pela Guerra dos Cem Anos, pelos efeitos da mortalidade produzida pela Peste Negra e pela grande fome. As grandes revoltas camponesas, apesar de reprimidas, tiveram como efeito uma ampla ruptura nas relações de trabalho servis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!