(Albert Einstein 2024) - QUESTÃO

Multinacionais na Rússia ainda financiam guerra na Ucrânia 
Das 1 387 empresas ocidentais com subsidiárias russas no início da invasão, em 24 de fevereiro de 2022, apenas 241 (17%) abandonaram inteiramente o país. As que permaneceram, geraram naquele ano 177 bilhões de dólares para os cofres nacionais russos. 
(www.dw.com, 05.07.2023. Adaptado.)

No contexto econômico e político mundiais, o excerto explicita a contradição entre 
a) os interesses corporativos proporcionados pela globalização e a desinformação sobre as tensões que afligem atualmente os países pelo mundo. 
b) a arrecadação de impostos ao Estado em guerra e os lucros obtidos pelas multinacionais no país. 
c) a força do rublo russo no mercado financeiro e a ausência de critérios na divisão internacional do trabalho. 
d) os movimentos de coalização entre os Estados belicosos e a participação de empresas estatais no comércio internacional. 
e) a efetividade de sanções internacionais aos Estados em guerra e a dependência do leste europeu pela produção industrial das multinacionais. 



As multinacionais deslocam-se para espaços capazes de atender seus interesses econômicos, sobretudo com a redução dos custos produtivos que aumentam seu lucro. Por outro lado, a presença de empresas no país gera arrecadação de impostos que poderia apresentar redução em tempos de guerra. A situação demonstra que, independente dos interesses políticos, os fatores econômicos podem se sobrepor em situações de conflitos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, em que as multinacionais permaneceram em território russo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!