(PUC-SP) - QUESTÃO

Sobre as relações entre três movimentos que marcaram o Brasil nas décadas de 1920 ou 1930 (cangaço, atuação do Padre Cícero e Coluna Prestes), podemos dizer que 
a) os cangaceiros representavam o banditismo do sertão e a Coluna Prestes os combateu em sua tentativa de implantar o socialismo no país. 
b) Padre Cícero, Lampião e Luis Carlos Prestes foram os três maiores líderes populares da história brasileira e se uniram para transformar o país. 
c) a Coluna Prestes nasceu nos levantes tenentistas e defendia o poder popular, expresso, entre outros, pela ação do cangaço e pela fé religiosa. 
d) Padre Cícero e o cangaço, diferentemente da Coluna Prestes, foram manifestações populares ligadas à vida e à história nordestina. 
e) as volantes contaram com o auxílio da Coluna Prestes e do Padre Cícero e seus fiéis na perseguição e destruição dos grupos de cangaceiros.


O cangaço e a influência do Padre Cícero constituem fenômenos típicos das condições sociais, econômicas e culturais do sertão nordestino: o primeiro, como manifestação do “banditismo social” produzido pelas condições de miséria em que viviam os camponeses; a segunda, como resultante do misticismo popular – o mesmo que celebrizou outros “beatos”, entre os quais Antônio Conselheiro, líder do Arraial de Canudos. Já a Coluna Prestes foi a mais importante manifestação do movimento tenentista, que tinha caráter essencialmente político e âmbito nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!