(FGV-SP 2023) - QUESTÃO

O trono inglês teve suas primeiras rainhas governantes no século XVI. Joana Grey foi deposta em nove dias. Maria I reinou por cinco anos, sendo sucedida por Isabel I, que ocupou o trono por mais de 44 anos. O reinado de Maria I (1553-1558) foi marcado por muitas turbulências políticas devido:
a) Às tensões religiosas que dividiam a sociedade inglesa e por sua ligação com o Catolicismo e com a monarquia espanhola, rival da Inglaterra. 
b) Ao seu projeto de centralização monárquica, revertendo a participação que a nobreza havia alcançado durante o reinado de Henrique VIII. 
c) À sua proximidade com mercadores e banqueiros de origem judaica, que afetava os interesses do Tribunal do Santo Ofício na Inglaterra. 
d) Ao seu projeto de colonização da América com o apoio dos puritanos e calvinistas ingleses.
e) Às tentativas de reforma social, que afetariam os interesses da nobreza e do alto clero na Inglaterra.


O século XVI foi um período de transformações para a monarquia inglesa, a partir da Reforma anglicana em 1534, momento em que o então rei Henrique VIII não apenas fundou uma nova Igreja submetida a sua autoridade, como também conseguiu centralizar em torno de si poderes amplos com um viés verdadeiramente absolutista. 
Com a morte de Henrique VIII, em 1547, e após o curto reinado do seu filho, rei Eduardo VI, falecido em 1553, a sucessão do trono inglês passou a ser disputada por Joana Grey (reinado entre 10 e 19 de julho de 1953) – primeira mulher a assumir o trono da Inglaterra – e Maria I (reinado entre 19 de julho de 1953 e 17 de novembro de 1958). O reinado da rainha Maria I, penúltimo da Dinastia Tudor, teve como marca a instabilidade a partir de disputas religiosas, diante de uma rainha católica que reverteu a reforma religiosa do sucessor Henrique VIII, passando a perseguir protestantes; bem como questões políticas consequentes do fato da rainha Maria I ser casada com Filipe II, rei da Espanha, sendo, portanto, rainha consorte daquele país, grande rival da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!