(UNESP 2019) - QUESTÃO

A sociedade do espetáculo corresponde a uma fase específica da sociedade capitalista, quando há uma interdependência entre o processo de acúmulo de capital e o processo de acúmulo de imagens. O papel desempenhado pelo marketing, sua onipresença, ilustra perfeitamente bem o que Guy Debord quis dizer: das relações interpessoais à política, passando pelas manifestações religiosas, tudo está mercantilizado e envolvido por imagens. Assim como o conceito de “indústria cultural”, o conceito de “sociedade do espetáculo” faz parte de uma postura crítica com relação à sociedade capitalista. São conceitos que procuram apontar aquilo que se constitui em entraves para a emancipação humana. 
(Cláudio N. P. Coelho. “Mídia e poder na sociedade do espetáculo”. https://revistacult.uol.com.br. Adaptado.)

Segundo o texto, 
a) a transformação da cultura em mercadoria é uma característica fundamental desse fenômeno social. 
b) a padronização da estética pela sociedade do espetáculo restringe-se ao campo da publicidade. 
c) a hegemonia do espetáculo desempenha papel fundamental na formação da autonomia do sujeito. 
d) o universo estético de produção das imagens não é determinado pela base material da sociedade. 
e) o conceito de sociedade do espetáculo realiza uma reflexão contestadora sobre a indústria cultural.


O fenômeno da indústria cultural, em que a cultura é transformada em mercadoria, em acordo com uma ideologia de classe dominante com o objetivo de contar o desenvolvimento da consciência dos consumidores, foi amplamente abordado pelos pensadores da Escola de Frankfurt.

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