(SANTA CASA) - QUESTÃO

 As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles, eram portanto transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola de 1936-9, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global. (Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995.)

A afirmação do texto de que a referida guerra foi uma “expressão exemplar” do caráter transnacional das “disputas da década de 1930” justifica-se porque as lutas 
a) envolveram forças estrangeiras, como as Brigadas Internacionais Republicanas e a aeronáutica alemã. 
b) espalharam-se para os territórios de países vizinhos da Espanha, como Portugal, França e Itália. 
c) atingiram áreas da própria Espanha e de suas colônias na América, África, Ásia e Oceania. 
d) contaram com a participação direta das duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética. 
e) foram o estopim para o início da Segunda Guerra, com o agravamento da tensão entre Eixo e Aliados. 


A Guerra Civil Espanhola pode ser considerada “exemplar” porque opôs, em escala menor, uma dicotomia que se repetiria na Segunda Guerra Mundial: o confronto entre a esquerda socialista, representada na Espanha pelos “republicanos”, e a direita fascista, unida pela denominação de “nacionalistas”. Ambos os lados contaram com o apoio de tropas estrangeiras, mobilizadas em apoio aos princípios ideológicos em luta. Esse conflito entre direita e esquerda foi recorrente na Europa na década de 1930, concluindo-se com a derrota da direita em 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!