Tal movimento distingue-se pela atenuação do
sentimentalismo e da melancolia, a ausência quase
completa de interesse político no contexto da obra
(embora não na conduta) e (como os modelos franceses)
pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de
tipo plástico. O mito da pureza da língua, do casticismo
vernacular abonado pela autoridade dos autores clássicos,
empolgou toda essa fase da cultura brasileira e foi um
critério de excelência. É possível mesmo perguntar se a
visão luxuosa dos autores desse movimento não
representava para as classes dominantes uma espécie de
correlativo da prosperidade material e, para o comum dos
leitores, uma miragem compensadora que dava conforto.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
a) Romantismo.
b) Barroco.
c) Parnasianismo.
d) Arcadismo.
e) Realismo.
O fragmento de Antônio Cândido refere-se ao
Parnasianismo, movimento que retoma a tradição da
Antiguidade Clássica, distanciando-se dos problemas
sociais do século XIX, e preconizando o culto da
forma, da valorização da palavra e da razão na busca
da “Arte pela Arte”.
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