“O fascismo não é apenas fundador de instituições. É
também educador. Pretende reconstruir o homem, seu
caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo
conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar
no espírito das pessoas e aí reinar completamente.”
Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da
educação pública um instrumento capaz de impor sua
doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da
doutrina fascista era
a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado,
começando com a educação infantil e com a
militarização da vida escolar.
b) promover, para os jovens, competições esportivas e
desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade
intelectual dos indivíduos.
c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento aca dê mico e
intelectual.
d) propagar a educação física e a preparação militar,
capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho aca -
dêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.
O totalitarismo do regime fascista, associado ao
nacionalismo e à identificação de ambos com o Es ta -
do fez com que o governo de Mussolini dedicasse especial atenção à formação da infância e da juventude
– enfatizando a confiança nos dirigentes, a disciplina
e o espírito de sacrifício inerente à organização
militar (“Credere, obedire, combattere” = “Crer,
obe decer, combater”).
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