Leia o segmento seguinte.
Também nos momentos históricos de
transição como o nosso, não é tão difícil
talvez combater os inimigos como desvendá-
los. De modo que não só para as pessoas mas
ainda para os Estados o fato de fixar um
inimigo é tão importante como para os
doentes o diagnóstico de um mal obscuro.
ATHAYDE, T. de. Educação e comunismo.
Citado em DUTRA, E. F. O ardil totalitário.
Imaginário político no Brasil dos anos 1930. 2. ed.
Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 43.
O segmento faz menção ao contexto político e
social dos anos 1930.
Assinale a alternativa correta sobre esse
período.
a) A conjuntura de crise econômica e de
perseguições políticas foi decisiva para o
esvaziamento da atividade artística e
cultural do período, causada pela
arregimentação de intelectuais aos postos
de propaganda do governo.
b) As forças políticas organizadas em torno
da Aliança Liberal, após o esvaziamento
completo do movimento tenentista,
tornaram-se cada vez mais coesas em
prol do pacto federativo que permitiu
ampla autonomia para as oligarquias
regionais.
c) Getúlio Vargas angariou forte simpatia
popular ao propiciar a modernização do
setor produtivo por meio de medidas de
flexibilização das leis trabalhistas e de
desregulamentação das relações de
trabalho.
d) O golpe de Estado de 1937 consolidou a
criação de um governo constitucional
marcado pelo liberalismo econômico, pelo
fortalecimento do poder legislativo e pela
manutenção dos direitos civis.
e) A década de 1930 foi marcada pela
violenta oposição ao comunismo,
encarado como inimigo da pátria,
oposição esta que contou ainda com o
apoio de movimentos de caráter fascista,
como a Ação Integralista Brasileira.
Resposta: E
A alternativa (E) é a correta, pois, principalmente
após a chamada Intentona Comunista, o governo
Vargas patrocinou uma verdadeira paranoia anticomunista
que terá seu auge no famoso Plano Cohen
e na caçada a Luis Carlos Prestes.