![]() |
Para ampliar clique na imagem |
O túbulo renal participa da reabsorção de substâncias para o sangue. A quantidade de substâncias reabsorvidas ao longo desse túbulo está diretamente relacionada à sua área da superfície de absorção e ao gasto energético das células que revestem sua superfície interna. As imagens representam células da superfície interna de duas diferentes regiões do túbulo renal.
As células encontradas no túbulo contorcido proximal, no túbulo contorcido distal e no ducto coletor são, respectivamente,
a) 3, 2 e 1.
b) 2, 1 e 3.
c) 1, 3 e 2.
d) 1, 2 e 3.
e) 3, 1 e 2.
A superfície de reabsorção de substâncias no túbulo contorcido proximal, célula 1, é muito intensa. O consumo energético nessa célula é elevado, pois, muitas substâncias são reabsorvidas por transporte ativo, sendo o ATP fornecido pelas mitocôndrias, muito frequentes nessa célula. Ao longo do túbulo contorcido distal a superfície de reabsorção é menor, célula 3, com menor consumo energético. Neste trecho predomina a secreção tubular. No ducto coletor, célula 2, a reabsorção é menor ainda, predominando a d’água, por transporte passivo, sem consumo de ATP, e controlada pelo hormônio antidiurético.