(UEL) - QUESTÃO

Otávio tornou-se o primeiro imperador no período do alto império romano e a Pax romana impôs militarmente seu domínio hegemônico no cotidiano de diferentes povos da região norte da África e de grande parte da Europa. 

Com base nos conhecimentos sobre o Império Romano sob o governo de Otávio, considere as afirmativas a seguir.

I. Quando Otávio se tornou o primeiro romano a congregar o título de Augusto, implantou-se o culto ao governante, diferentemente dos dirigentes anteriores. 
II. Otávio buscou interferir no cotidiano dos romanos ao incentivar a constituição de famílias numerosas e impor punição às mulheres adúlteras. 
III. Sob seu governo, estabeleceu-se uma diferença dos governos anteriores pelo sistema de coleta de impostos, pois o Estado assumiu o papel que era dos publicanos. 
IV. A organização social dos romanos distribuídos em ordens sociais foi revisada e implantou-se a hereditariedade como critério privilegiado da diferenciação.

Assinale a alternativa correta. 

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta Comentada: D                                                                                                                         
I. Correta. O imperador Otávio, em 27 a.C., agrupou o título de Augusto, que significava escolhido dos deuses, e implantou, assim, o culto ao governante no mundo romano.
II. Correta. Para reverter aquilo que ele considerava como um relaxamento dos costumes, incentivou a constituição de famílias numerosas e procurou punir a prática do adultério pelas mulheres.
III. Correta. Em seu governo, o Estado assumiu o papel de coleta de impostos que antes era realizado pelos publicanos.
IV. Incorreta. A hereditariedade deixou de ser considerada fundamental para a diferenciação social, assim, incluiu as condições econômicas como fator de direito proporcional à quantidade de bens dos romanos.