(UNICAMP - 2017) - QUESTÃO

O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão.
a) Rejeição dos valores românticos, narrativa linear e fluente de um defunto autor, visão pessimista em relação aos problemas sociais. 
b) Distanciamento do determinismo científico, cultivo do humor e digressões sobre banalidades, visão reformadora das mazelas sociais. 
c) Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais. 
d) Crítica do realismo literário, narração iniciada com a morte do narrador-personagem, tematização de conflitos sociais.



Em Memórias póstumas de Brás Cubas, há, de fato, “abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais". Esse romance rompe, no Brasil, com os valores elevados e transcendentes dos sentimentalismos tão caros aos românticos. Além disso, apresenta transgressões quanto ao conteúdo e à forma narrativa corrente, com a presença de digressões e as brincadeiras metalinguísticas do “defunto-autor”. Por fim, por meio de uma ironia fina e mordaz, sugere contradições da sociedade brasileira do século XIX, como os absurdos relativos à escravidão, à lógica do favor e à hipocrisia social dos relacionamentos interpessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!