(FAMERP 2017) - QUESTÃO

Os europeus estavam convencidos de que a África seria um grande mercado para os produtos de sua indústria a partir do momento que se civilizasse, isto é, que adotasse as crenças, os valores e os modos de vida dominantes na Europa. Contavam para isso com a ação dos missionários cristãos e dos comerciantes europeus. (Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.) 

O texto expõe a combinação de estratégias e interesses europeus na colonização da África, a partir do final do século XVIII. Entre essas estratégias, é correto citar 

A) o respeito às tradições locais e a assimilação de princípios éticos e morais dos nativos. 
B) a negociação com os líderes locais e a defesa da democracia política. 
C) a catequização e a difusão de discursos de supremacia racial e cultural. 
D) a militarização dos conflitos e o emprego sistemático de armas de destruição em massa. 
E) o endosso ao sincretismo religioso e o estabelecimento de laços diplomáticos.

_________________________________________ RESPOSTA: A

A questão aborda dois aspectos do colonialismo na África: a catequese de um lado, e o etnocentrismo europeu (travestido de teoria científica), de outro. A primeira, praticada na verdade desde o século XV, contribuiu indiretamente para o processo de sujeição dos nativos, em função de sua aculturação e da absorção dos valores europeus. O segundo, já em pleno neocolonialismo, foi utilizado para impor a justificativa civilizatória do “fardo do homem branco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!