(UNESP) - QUESTÃO

Em minha proclamação como Rei, já há quase quatro décadas, assumi o firme compromisso de servir aos interesses gerais da Espanha, com o afã de que os cidadãos chegassem a ser os protagonistas do seu próprio destino, e nossa Nação, uma democracia moderna, plenamente integrada na Europa.
Propus-me então a encabeçar a apaixonante tarefa nacional que permitiu aos cidadãos elegerem seus legítimos representantes e levarem a cabo essa grande e positiva transformação da Espanha, da qual tanto necessitávamos. Hoje, quando olho para trás, não posso sentir senão orgulho e gratidão por vocês. (Discurso de abdicação do Rei Juan Carlos, da Espanha, em 02.06.2014. http://brasil.elpais.com)

A ascensão de Juan Carlos ao trono da Espanha, mencionada no texto, deu-se com
a) o fim da Guerra Civil Espanhola, vencida pelos fascistas, que extinguiram a república e reinstauraram a monarquia no país.
b) a revolução social encabeçada pelos republicanos, que contaram com amplo apoio de tropas internacionais de voluntários.
c) a derrota dos movimentos separatistas basco e catalão, que, durante a ditadura franquista, haviam provocado a fragmentação política e territorial da Espanha.
d) a incorporação da Espanha à União Europeia, após o golpe monárquico que derrubou o regime fascista que controlou o país por quase quatro décadas.
e) o início de um processo amplo de redemocratização do país, após ter atravessado quase quatro décadas sob a ditadura franquista.

➥ Resposta comentada: (e)
O governo fascista do general Francisco Franco foi instalado após a vitória dos nacionalistas na Guerra Civil Espanhola e se estendeu até a morte do caudilho em 1975. Por essa época, estava em andamento um processo de redemocratização que culminou com o retorno da monarquia, democrática e parlamentar. O novo rei, Juan Carlos, era neto de Afonso XIII, que havia sido deposto em 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!