(PUC) “(...) desapareceu para as cidades helênicas toda a possibilidade de criação entre si de um Estado imperial unificado, a despeito da sua recuperação econômica relativamente rápida dos efeitos da longa Guerra do Peloponeso: a própria paridade e multiplicidade de centros urbanos na Grécia neutralizava-as coletivamente para a expansão externa.”
Perry Anderson. Passagens da antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1980, p. 47. Adaptado.
O texto refere-se aos resultados da Guerra do Peloponeso, que
a) determinou a hegemonia de Esparta sobre as demaiscidades-estados gregas, extinguindo a democracia emtoda a Grécia.
b) exauriu as cidades-estados gregas, dificultando sua defesa perante ameaças externas e avanços militares dentro e fora da Grécia.
c) estabeleceu o fim da militarização da sociedadeespartana e expandiu o modelo democrático ateniensepara o restante da Grécia.
d) rompeu o equilíbrio militar e financeiro entre ascidades-estados e facilitou a unificação política nacional.
e) representou a derrocada da monarquia grega, permitindo a instalação e consolidação da república.
RESPOSTA: B
A Guerra do Peloponeso concluiu-se com a vitória de Esparta sobre Atenas e a hegemonia espartana sobre a Grécia. Entretanto, o longo conflito enfraqueceu todas as pólis; por essa razão, a hegemonia espartana logoveio a ser substituída pela de Tebas, que também teveduração efêmera. Essa debilidade militar dos gregosiria facilitar a ocorrência da conquista macedônica. (Prof.: Sebastião Martins)
obg de coraçao<3
ResponderExcluir