Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) - Exercícios comentados

(FAMERP) - QUESTÃO

O Plano de Metas foi uma experiência sistemática de planejamento implementada pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). O Plano favoreceu a instalação de empresas estrangeiras especializadas na montagem de automóveis no Brasil, fato que

a) mudou a estrutura econômica do país, devido à destruição do antigo parque automobilístico brasileiro.
b) enfraqueceu a capacidade do Estado brasileiro em garantir os direitos dos trabalhadores urbanos.
c) promoveu uma expansão da economia industrial com o surgimento de fábricas de autopeças.
d) concentrou a produção em um setor econômico em prejuízo das indústrias de produtos eletrônicos e de outros bens de consumo duráveis.
e) permitiu a exploração de todas as etapas da produção dos veículos pelos empresários estrangeiros.​
➥ Resposta comentada: (C)
O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek tinha como objetivo implementar um projeto desenvolvimentista orientado pela proposta de rápido crescimento econômico, sintetizado no lema “50 anos (de progresso) em 5 (de governo)”. As trinta metas estavam distribuídas em cinco setores: indústria, transporte, energia, educação e alimentação. No caso do setor industrial, a indústria automobilística ganhou destaque. Com a produção feita no Brasil, ela gerou empregos diretos e indiretos e também estimulou a produção nacional de peças e outros componentes necessários aos automóveis, dando uma considerável contribuição para o crescimento econômico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!