Invasões Holandesas - Exercícios comentados

01. (UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao período das invasões holandesas no Nordeste brasileiro. 

( ) A motivação principal das invasões batavas ao Brasil está relacionada à conjuntura da União Ibérica, que fez com que os adversários da Espanha se tornassem hostis a Portugal. 
( ) O ataque às regiões produtoras de açúcar, inicialmente na Bahia e depois em Pernambuco, foi realizado pela Companhia das Índias Orientais. 
( ) Em função do desenvolvimento urbano e de uma política conciliadora entre luso-brasileiros e batavos, o governo de Nassau é considerado a "idade de ouro" do domínio holandês na América. 
( ) A chamada Restauração Pernambucana foi uma consequência do processo de endividamento dos lavradores de cana luso-brasileiros com o governo holandês. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

a) V – F – V – V. 
b) V – F – F – V. 
c) F – V – V – F. 
d) F – F – V – V. 
e) V – V – F – F.


01. AAs invasões holandesas ao Brasil tiveram um primeiro ataque à Bahia, e um segundo à Pernambuco, visando dominar as regiões produtoras de açúcar, mas, diferente do que a segunda afirmativa coloca, a empresa encarregada de promover esse empreendimento foi a Companhia Holandesa das Índias OCIDENTAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!