Exercícios sobre botânica - Com gabarito

01. (PUC-SP) Um casal de namorados, com auxílio de um canivete, faz a inscrição de seus nomes ao redor do tronco de uma árvore. Passados seis meses, o casal se separa. O rapaz vai até a árvore e retira um anel da casca, circundando o tronco na região que continha a inscrição. Após algum tempo, o casal se reconcilia e volta à árvore para refazer a prova de amor, mas, para sua surpresa, encontram-na morta, porque o anel de casca que foi retirado continha:

a) além da periderme, o floema.
b) além da periderme, o xilema.
c) apenas o floema.
d) apenas o xilema.
e) o xilema e o floema.

02. (Cesgranrio) O estado físico dos compostos químicos pode ser reconhecido e justificado por meio das ligações interatômicas e intermoleculares que ocorrem, respectivamente, entre os átomos que formam as moléculas e entre as próprias moléculas. A água, por exemplo, em condições ambientais, é um solvente líquido, e as suas moléculas possuem um tipo especial de atração entre si, como decorrência da presença de polos opostos em sua estrutura molecular. Trata-se da ligação hidrogênio ou ponte de hidrogênio. Constata-se, ainda, que fenômenos fisiológicos como o transporte de algumas substâncias no corpo de uma árvore resultam de tais interações.
Nas árvores, as interações que ocorrem entre as moléculas de água representam uma base teórica para explicar a:

a) condução da seiva bruta ao longo dos vasos do xilema.
b) condução da seiva bruta ao longo dos vasos do floema.
c) condução da seiva elaborada ao longo dos vasos do xilema.
d) condução da seiva elaborada ao longo dos vasos do floema.
e) impulsão da seiva bruta pela pressão positiva gerada na raiz pela absorção dessa substância.

03. (Fatec) Durante uma aula de Botânica, a fim de destacar a importância econômica de vários produtos de origem vegetal, um professor de biologia ressaltou que:
– da raiz tuberosa da mandioca se retiram vários produtos importantes para a alimentação, ricos, principalmente, em amido;
– dos caules de árvores, como mogno, cedro, peroba, jacarandá, pinho, imbuia, ipê etc., se retira uma grande variedade de madeiras;
– do caule do sobreiro é extraída a grossa camada externa, conhecida como cortiça;
– do caule da seringueira brasileira é extraído o látex, que fornece a preciosa borracha.

Os produtos citados pelo professor e destacados no texto – amido, madeiras, cortiça e látex – se relacionam a diferentes tipos de tecidos vegetais, respectivamente:
a) tecido de sustentação; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.
b) parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso; tecido secretor.
c) tecido secretor; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.
d) parênquima de reserva; tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor.
e) tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor; parênquima de reserva.

04. (UFV) Na transição evolutiva das plantas do habitat aquático para o terrestre, algumas substâncias, como a lignina, a suberina e a cutina, foram muito importantes nessa adaptação. Com relação a essas substâncias, analise as afirmativas abaixo.
I. A lignina é de ampla ocorrência nas plantas vasculares e se relaciona principalmente à sustentação;
II. A cutina está associada aos tecidos de revestimento, sendo depositada na superfície da parede celular da face externa da célula;
III. A suberina está relacionada à restrição de perda de água e pode ser encontrada em peridermes e em estrias de Caspary da endoderme.

Assinale a opção correta:

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

05. (Unirio) Numa experiência realizada recentemente, mediu-se o número de certas estruturas encontradas nas folhas de quatro gêneros de plantas fósseis. A finalidade do experimento era medir a concentração de CO2 da atmosfera durante a época em que as plantas estavam vivas, pois se sabe que o número de tais estruturas é inversamente proporcional à concentração de CO2 na atmosfera. Que estruturas são essas?

a) Meristemas.
b) Estômatos.
c) Pecíolos.
d) Grãos de pólen.
e) Gametófitos.

06. (FUVEST) O ponto vegetativo apical de um grupo de plantas foi retirado e substituído por uma pasta de lanolina misturada com um hormônio. Para verificar se é esse hormônio que inibe o desenvolvimento das gemas laterais, o procedimento adequado é usar um outro grupo de plantas como controle e nesse grupo, após o corte:

a) colocar uma pasta de ágar misturada com o hormônio.
b) aspergir uma solução nutritiva na região cortada.
c) colocar apenas lanolina na região cortada.
d) retirar também as gemas laterais.
e) colocar a mesma pasta utilizada no grupo experimental, mantendo as plantas no escuro.

07. (PUC-SP) A seguir, são descritos dois procedimentos realizados em um experimento com flores de tomateiro:
Flor A – recebeu, em seu pistilo, pólen de outra flor de tomateiro.
Flor B – recebeu, em seu pistilo, pasta contendo auxina (hormônio vegetal), numa concentração suficiente para estimular o crescimento do ovário; seus estames foram retirados precocemente.

A partir desses dados, deve-se prever que:

a) da flor A tenha se desenvolvido tomate com semente.
b) da flor A tenha se desenvolvido tomate sem semente.
c) da flor B tenha se desenvolvido tomate com semente.
d) da flor B tenha se desenvolvido apenas sementes e não fruto.
e) das flores A e B não se tenham desenvolvido fruto e semente.

08. (UEL) Cortando-se a extremidade do caule de uma planta cultivada em solo que havia sido bem irrigado, notou-se a saída de quantidade significativa de água líquida através da superfície cortada. Essa exsudação deve-se:

a) à pressão positiva da raiz.
b) à pressão osmótica das células do caule.
c) ao transporte ativo nas células da raiz.
d) à difusão através dos vasos lenhosos.
e) às forças de coesão nos vasos lenhosos.

09. (FUVEST) Nas grandes árvores, a seiva bruta sobe pelos vasos lenhosos, desde as raízes até as folhas:

a) bombeada por contrações rítmicas das paredes dos vasos.
b) apenas por capilaridade.
c) impulsionada pela pressão positiva da raiz.
d) por diferença de pressão osmótica entre as células da raiz e as do caule.
e) sugada pelas folhas, que perdem água por transpiração.

10. (UEL) Em certas épocas do ano, é possível observar pequenas gotas de água nas bordas das folhas de algumas plantas.

O nome desse fenômeno e as estruturas pelas quais ocorre são, respectivamente:

a) gutação e estômatos.
b) gutação e hidatódios.
c) condensação e hidatódios.
d) transpiração e estômatos.
e) transpiração e hidatódios.

11. (UFSM) Leia atentamente os conceitos.

• Pulgão: inseto sugador, alimenta-se de substâncias elaboradas pelos vegetais.
• Cipó-chumbo: planta parasita, sem folhas, aclorofilada, emite raízes sugadoras para o interior dos tecidos de plantas hospedeiras.
• Erva-de-passarinho: planta hemiparasita, clorofilada, emite raízes sugadoras para o interior dos tecidos de plantas hospedeiras.

Baseando-se nesses conceitos, pode-se dizer que, provavelmente:

a) o pulgão introduz seu aparato bucal diretamente em vasos do xilema do hospedeiro.
b) o pulgão introduz seu aparato bucal em vasos do floema, de onde retira a seiva elaborada.
c) as raízes do cipó-chumbo buscam a seiva elaborada do hospedeiro, emitindo raízes até o xilema.
d) as raízes do cipó-chumbo retiram apenas água e sais minerais do hospedeiro, atingindo o floema.
e) a erva-de-passarinho, por ser hemiparasita, não realiza fotossíntese e retira os carboidratos do xilema do hospedeiro.

12. (PUC-MG) Uma roseira está em um jardim num período de grande insolação. A terra a sua volta está seca, e a planta está murcha. Nessa situação, pode-se prever que:

a) a circulação de seiva bruta nos vasos lenhosos é grande.
b) a circulação de seiva elaborada no floema é grande.
c) a taxa metabólica do vegetal está grandemente aumentada.
d) os estômatos estão fechados para evitar maior perda de água.
e) a taxa de fotossíntese está grandemente aumentada.

13. (UFC) A água e os sais minerais absorvidos pelas raízes atingem todas as folhas da copa de uma árvore. Através da transpiração foliar, a água é perdida para a atmosfera e o déficit hídrico gerado no interior da folha é prontamente revertido pela absorção radicular. A teoria da coesão-tensão é a mais aceita atualmente para explicar a condução da seiva bruta no interior das plantas vasculares e pressupõe:

a) que o fenômeno da capilaridade, resultante das propriedades de adesão e coesão da água é o responsável pela elevação da seiva bruta, através do caule, para a copa das grandes árvores.
b) que os sais minerais acumulados no interior do xilema radicular desenvolvem uma grande pressão osmótica, impulsionando a seiva bruta até a copa das árvores.
c) que a transpiração pelas folhas provoca uma tensão no interior do xilema, succionando e elevando a coluna de seiva bruta, que é contínua e mantida unida pelas forças de coesão entre as moléculas de água.
d) que a tensão exercida pela pressão positiva da raiz succiona a seiva bruta até às folhas e a coluna de água eleva-se pelas forças de adesão entre as suas moléculas e as paredes dos vasos do xilema.
e) que a capilaridade é a grande força impulsionadora da seiva bruta, uma vez que os vasos do xilema apresentam um diâmetro diminuto, facilitando a adesão com as moléculas de água e a elevação da coluna a grandes distâncias do solo.

14. (UFF) Dividiu-se um cacho de bananas verdes em duas partes: a primeira foi colocada em um saco pouco arejado e a segunda foi exposta ao ar.
Após alguns dias, verificou-se que as frutas colocadas no saco amadureceram mais rapidamente. Isto se deu em consequência:

a) da diminuição da pressão parcial de O2 que estimula a liberação de auxinas.
b) aumento da pressão parcial de CO2 que estimula a liberação de giberelinas.
c) da liberação de um hormônio de natureza gasosa.
d) da liberação de ácido abscísico, hormônio de natureza proteica.
e) da diminuição da ação das auxinas que são ativadas pela luz.

15. (UFSCar) Considere duas plantas A e B da mesma espécie, cada uma submetida a uma condição de luminosidade e de disponibilidade de água diferente. A planta A encontra-se em ambiente bem iluminado, com suprimento insuficiente de água no solo. A planta B encontra-se em um ambiente escuro, mas com abundante suprimento de água. O comportamento dos estômatos das plantas A e B, para as situações descritas, seria o de:

a) abrir em ambas.
b) fechar em ambas.
c) abrir na planta A e fechar na planta B.
d) fechar na planta A e abrir na planta B.
e) permanecer inalterado em ambas.

16. (UFRGS) Associe os processos fisiológicos, listados na coluna I, com as estruturas e elementos relacionados ao movimento da água e de solutos nas plantas, na coluna II.

Coluna I
1. absorção
2. translocação
3. transpiração

Coluna II
( ) cutícula
( ) floema
( ) sacarose
( ) estômato
( ) íons inorgânicos

Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna II.

a) 2 – 3 – 1 – 3 – 2
b) 3 – 2 – 2 – 3 – 1
c) 3 – 1 – 3 – 1 – 2
d) 2 – 1 – 2 – 1 – 3
e) 1 – 2 – 3 – 2 – 1

17. (UEL) Muitas pessoas cortam folhas de violeta-africana e as enterram parcialmente para que enraízem e formem novos indivíduos. Em relação a este fato, é correto afirmar:

a) Só as gemas na planta adulta produzem auxinas para o enraizamento.
b) O ácido abscísico é o principal fitormônio envolvido na formação das plantas filhas.
c) As giberelinas inibem a dominância apical.
d) As auxinas estimulam o enraizamento e também o alongamento celular.
e) Só se formam raízes se a citocinina estiver em concentração elevada.

18. (FUVEST) Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais:

a) absorvem água do ambiente por osmose.
b) perdem água para o ambiente por osmose.
c) absorvem sal do ambiente por difusão.
d) perdem sal para o ambiente por difusão.
e) perdem água e absorvem sal por transporte ativo.

19. (UFC) Mesmo existindo muita água ao seu redor, há ocasiões em que os vegetais terrestres não podem absorvê-la. Esse fenômeno é denominado de seca fisiológica. Analise as declarações abaixo.
I. A seca fisiológica pode ocorrer quando o meio externo é mais concentrado (hipertônico) do que o meio interno, em virtude do excesso de adubo ou da salinidade do ambiente;
II. A seca fisiológica pode ocorrer em temperaturas muito baixas;
III. A seca fisiológica pode ocorrer em locais onde o excesso de água expulsa o oxigênio presente no solo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente I é verdadeira.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

20. (PUC-RS) Os tropismos observados em plantas superiores são crescimentos induzidos por hormônios vegetais e direcionados por influências do ambiente. A curvatura do caule em direção à luz e da raiz em direção ao solo são exemplos típicos de fototropismo e geotropismo positivos, respectivamente.
Tais movimentos ocorrem em decorrência da concentração diferencial de fitormônios como a ________, nas diferentes estruturas da planta. Altas taxas deste fitormônio, por exemplo, ________ o crescimento celular, o qual ________ a curvatura do caule em direção à luz.

Completam o texto acima, respectivamente, os termos constantes na alternativa:

a) citocina – promovem – induz
b) auxina – induzem – provoca
c) giberilina – inibem – impede
d) auxina – bloqueiam – inibe
e) citocina – impedem – bloqueia

21. (UNESP) Você já deve ter observado que, eventualmente, na extremidade de folhas de pequenas plantas formam-se gotas de água. Isto ocorre até mesmo com plantas em vasos, dentro de casa. Trata-se da gutação, fenômeno no qual pequenas gotas de água e sais são eliminados por poros denominados hidatódios ou estômatos aquíferos.

A gutação ocorre quando:

a) a umidade relativa do ar é alta, a transpiração e a sucção foliar são baixas, o solo é úmido e arejado e há boa absorção de água pelas raízes.
b) a umidade relativa do ar é alta, a transpiração e a sucção foliar são intensas, o solo é úmido e arejado e há baixa absorção de água pelas raízes.
c) a umidade relativa do ar é alta, a transpiração e a sucção foliar são baixas, o solo é seco e há baixa absorção de água pelas raízes.
d) a umidade relativa do ar é baixa, a transpiração e a sucção foliar são intensas, o solo é seco e há baixa absorção de água pelas raízes.
e) a umidade relativa do ar é baixa, a transpiração e a sucção foliar são intensas, o solo apresenta excesso de água e pouco gás oxigênio e há boa absorção de água pelas raízes.

22. (UNESP) O nome Brasil foi dado ao nosso país por existir aqui, na época de seu descobrimento, uma planta abundante chamada pau-brasil. Essa planta é uma:

a) leguminosa arbórea produtora de madeira de lei.
b) leguminosa arbustiva produtora de madeira de lei.
c) espécie arbustiva abundante nos cerrados brasileiros.
d) monocotiledônea produtora de madeira de lei.
e) gimnosperma característica de Mata Atlântica.

23. (UEL) Uma planta feminina de angiosperma com genótipo PP foi cruzada com uma masculina pp. As sementes resultantes devem apresentar embrião e endosperma, respectivamente:

a) PP e pp
b) Pp e Pp
c) Pp e PPP
d) Pp e PPp
e) PP e Ppp

24. (FAAP) Plantas insetívoras são plantas que, embora fotossintetizantes, alimentam-se de insetos e outros pequenos
animais devido às estruturas foliares especialmente adaptadas à captura. Nessas estruturas há a produção de enzimas
hidrolíticas que digerem a presa fornecendo matéria orgânica à planta. Os compostos que mais podem interessar a uma planta
insetívora são:

a) sais minerais.
b) glicose.
c) amido.
d) celulose.
e) compostos nitrogenados.

25. (PUC-SP) Algumas plantas, através de variação e seleção natural, conseguiram mostrar uma grande adaptação às condições de vida terrestre. Em suas raízes e caules encontramos xilema e floema bem desenvolvidos. Suas estruturas reprodutoras atraem uma série de agentes que contribuem na polinização. Além disso, apresentam fruto, o que garante a dispersão das sementes.

A partir da leitura do texto, cinco estudantes do ensino médio fizeram as afirmações a seguir. Assinale a afirmação errada.

a) As plantas em questão não são Gimnospermas.
b) Essas plantas apresentam transporte eficiente de seivas bruta e elaboradas.
c) As referidas plantas podem ser Dicotiledôneas.
d) Esses vegetais apresentam flores diferenciadas.
e) As referidas plantas não apresentam flores com estames.

26. (UFRGS) Existem plantas que, por suas características morfológicas, são mais adaptadas à função de conter a erosão do solo, como em encostas de morros, taludes e beiras de estradas. Entre as plantas indicadas para este fim, costuma-se utilizar espécies do grupo das Gramíneas.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica que corresponde ao grupo acima citado.

a) Folhas sem bainha.
b) Sementes com dois cotilédones.
c) Flores pentâmeras.
d) Raízes fasciculadas.
e) Folhas peninérveas.

27. (UFV) Em uma gincana escolar foi proposta uma tarefa envolvendo conhecimentos de botânica. Para acertar a tarefa, os alunos deveriam considerar as características a seguir e escolher a alternativa que combinasse corretamente com o exemplo da planta.

I. Fase esporofítica dominante sobre a gametofítica;
II. Protalos haploides originados dos esporos;
III. Esporófitos reunidos em cones ou estróbilos;
IV. Semente com endosperma triploide;
V. A planta adulta é o gametófito.

Assinale a alternativa que os alunos deverão escolher:

a) I e II são características de musgos.
b) II e V são características de pinheiros.
c) III e V são características de gramíneas.
d) III e IV são características de samambaias.
e) I e IV são características de tomateiros.

28. (UFSM) Ao relacionar cada característica expressa nas alternativas a seguir com a vida vegetal, pode-se dizer que uma típica angiosperma aquática, crescendo totalmente submersa, apresenta, provavelmente:

a) cutícula espessa nas folhas.
b) grande número de estômatos na face inferior.
c) ausência de tecidos condutores.
d) grande quantidade de pelos absorventes na raiz.
e) pouco desenvolvimento dos tecidos de sustentação.

29. (PUC-RS) Se as plantas angiospermas evoluíram a partir de gimnospermas ancestrais apenas no início do período Cretáceo, há aproximadamente 144 milhões de anos, então os dinossauros dos períodos Triássico e Jurássico não poderiam ter apresentado hábito alimentar:

a) frugívoro.
b) carnívoro.
c) coprófago.
d) onívoro.
e) detritívoro.

30. (Unifesp) Considere alimentação como o processo pelo qual um organismo obtém energia para sua sobrevivência.
Usando esta definição, atente para o fato de que ela vale para todos os organismos, inclusive os vegetais. Entre as plantas, as chamadas “carnívoras” atraem, prendem e digerem pequenos animais em suas folhas. Elas vivem em terrenos pobres e utilizam o nitrogênio dos tecidos desses animais em seu metabolismo.

Com esses pressupostos, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

a) As plantas carnívoras não dependem do nitrogênio dos animais que capturam para se alimentar. Assim, mesmo sem capturar, são capazes de sobreviver havendo temperatura, umidade e luminosidade adequadas.
b) O nitrogênio é importante para a alimentação de vegetais em geral, sendo absorvido pelas raízes ou folhas. Plantas carnívoras que não capturam animais morrerão por falta desse alimento.
c) Havendo acréscimo de nitrogênio ao solo, as plantas carnívoras são capazes de absorvê-lo pelas raízes. Com esse nitrogênio, produzirão o alimento de que precisam, sem a necessidade de capturas.
d) O nitrogênio integra a estrutura de proteínas e lipídeos que servirão de alimento para as plantas. Daí a importância de as carnívoras efetivamente capturarem os animais.
e) O nitrogênio é usado pelas plantas carnívoras e demais plantas como complemento alimentar. Existem outros nutrientes mais importantes, como o fósforo e o potássio, que são essenciais e não podem faltar aos vegetais.




___________________________________________________________________________
RESPOSTAS:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
 A
 A
B
E
B
C
A
A
E
B
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
B
D
C
C
B
B
D
B
E
B
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
A
A
D
E
E
D
E
E
A
A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!