Estado Novo (1937-1945) - Exercícios comentados

01. (UNIFESP) O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório. Com base no texto, pode-se afirmar que 

a) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas. 
b) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base. 
c) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra. 
d) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos. 
e) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.

02. (MACKENZIE) Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, em discurso pelo rádio, afirmava: “A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltram-se dia a dia nas instituições nacionais. A nação corre perigo de uma luta de classes e os partidos inquietam nosso povo.“ As afirmações de Vargas serviram de pretexto para:

a) o Plano Cohen e a implantação do Estado Novo.
b) a eclosão da Revolução Constitucionalista de São Paulo.
c) a Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes.
d) o Queremismo e as pretensões continuístas de Vargas.
e) o golpe militar que depôs Vargas e elegeu o General Dutra.

03. (EsPCEx 2017) Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.

a) A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista.
b) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
c) Eclodiu a Intentona Comunista.
d) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos.
e) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.

04. (FATEC) Com relação ao Estado Novo (1937), nos seus aspectos fundamentais, é correto afirmar que

a) se caracterizou pela aliança entre Vargas, os EUA e as forças democráticas da Alemanha.
b) se marcou pela preocupação de Vargas em definir ideologicamente o regime para obter o apoio dos EUA.
c) se caracterizou pela não intervenção do Estado no campo econômico e social, criando condições para o agravamento da luta de classes.
d) se iguala ao fascismo pela grande mobilização popular e existência de um grande partido de massas (PTB).
e) se caracterizou pela centralização absoluta do poder nas mãos do Executivo, representado por Vargas e seus auxiliares mais próximos, anulando a autonomia federalista dos estados.

05. (PUC-SP) “[...] poderíamos dizer que o Estado getulista promoveu o capitalismo nacional, tendo dois suportes: no aparelho de Estado, as Forças Armadas; na sociedade, uma aliança entre a burguesia industrial e setores da classe trabalhadora urbana.” 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013

Em relação ao governo de Getúlio Vargas, podemos AFIRMAR que
a) principalmente no período do Estado Novo, se alinhava ao modelo autoritário e centralizador que entendia como pressuposto para o crescimento da nação e capacidade de governar, o controle das Forças Armadas, o corporativismo e a aproximação da Igreja Católica.
b) logo após a tomada do poder em 1930, Vargas contou com apoio total das Forças Armadas, sobretudo da Marinha; e das elites paulistas que, em 1932, lhe garantiam apoio econômico necessário para a implementação de seu modelo político.
c) se apropriava de ideias marxistas, a fim de promover plenamente o capitalismo para, superando este modelo, poder implantar o comunismo no Brasil, o que se daria pela aliança entre as classes.
d) foi marcado, no Estado Novo, pelo crescimento e divulgação de uma propaganda a favor do governo, liderada pelo DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – que, dentre outras coisas, estimulava a livre produção das artes.

01. A implantação de indústrias de base controladas pelo Estado fazia parte da “política de substituição das importações” de Getúlio Vargas. A neutralidade do Brasil, no início da Segunda Guerra Mundial, ensejou a Vargas a obtenção de ajuda norte-americana para construção da Siderúrgica de Volta Redonda. (Resposta: B)

02. O golpe de Vargas em 1937, que interrompeu a campanha à sucessão presidencial e implantou o Estado Novo, teve como justificativa a possibilidade de uma guerra civil ou de outras perturbações políticas, como o “perigo vermelho” (corporificado no falso projeto de insurreição comunista conhecido como “Plano Cohen”). (Resposta: A)

03. O Estado Novo foi o período ditatorial da “Era Vargas”, entre 1937 e 1945. A alternativa
“A” trata da Revolução Constitucionalista, que ocorreu em 1932 durante o chamado Governo Provisório (1930-34). Mediante a ordenação cronológica, também é possível eliminar as alternativas restantes. Tanto a “A” quanto a “D” também ocorrem dentro do Governo Provisório: a criação do Ministério da Educação e Saúde, em 1930, e da Lei de Sindicalização, de 1931. A alternativa “C” cita a Intentona Comunista, que ocorreu no chamado Governo Constitucional (1934-37). Dentre todas as alternativas, a única que se enquadra cronologicamente no Estado Novo (1937-45) é a “E”, que cita a participação da FEB na Segunda Guerra Mundial.  (Resposta: E)

04. O Estado Novo, entre 1937 e 1945, foi um período da Era Vargas marcado pela ampla concentração do poder na figura do Executivo, limitando o Legislativo e os governos estaduais. Entre 1937 e 1942, o Estado Novo caracterizou-se como uma ditadura com componentes fascistas. A partir de 1942, com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, combatendo o nazifascismo, inicia-se a redemocratização do Estado Novo, culminando com as eleições gerais de 1945. (Resposta: E)

05. O Estado Novo (1937-45) implantado por Getúlio Vargas inspirou-se – ao menos parcialmente – no modelo fascista italiano; daí a influência do corporativismo mussoliniano, que estabelecia o controle do Estado sobre as classes trabalhadoras e também sobre o patronato. Quanto à aproximação com a Igreja Católica, tratava-se de um recurso utilizado por Vargas para conseguir a aceitação dos segmentos mais conservadores da sociedade brasileira. Finalmente, é preciso reconhecer que o apoio das Forças Armadas ao regime varguista constituía um elemento fulcral para a sustentação do estadonovismo. (Resposta: A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!