Baixa idade média - Exercícios com gabarito

01. (EsPCEx) - O período conhecido por Baixa Idade Média estendeu-se dos séculos X ao XV e foi marcado por profundas transformações, entre elas o renascimento comercial. É correto afirmar que essa transformação esteve relacionada com 

a) a formação das feiras, que eram pontos de comércio temporário, tendo-se destacado inicialmente as regiões de Champanhe e, posteriormente, a região de Flandres. 
b) o aparecimento de um novo grupo social, os mercadores, que passaram a ocupar o lugar da nobreza na sociedade estamental durante toda a Idade Moderna. 
c) o reaparecimento da moeda e das transações financeiras, que ficaram limitadas às cidades italianas, mais próximas do mercado oriental. 
d) o surgimento de hansas ou ligas, poderosas associações de comerciantes, cujos interesses se chocavam com os dos nobres, que percebiam nas atividades daquelas uma ameaça à segurança das cidades destes. 
e) o surgimento do movimento comunal, uma disputa entre senhores feudais e burgueses, em torno das taxas de impostos cobrados sobre as atividades comerciais realizadas nos feudos.

02. (EsPCEx) - A partir do século XI, prefigura-se a chamada Baixa Idade Média (século XI ao século XV), período marcado pela “ressurreição das cidades” e pelo “renascimento comercial”. Paralelamente, emergiram novos grupos sociais, como o dos mercadores.

A expressão “renascimento comercial e urbano” pode ser aplicada
a) à intensificação das atividades comerciais e à instalação de um estilo de vida urbano favorecendo o crescimento de vilas e cidades.
b) ao crescimento dos feudos e fortalecimento do poder do senhor feudal que passou a monopolizar o comércio europeu.
c) à facilidade dos servos para o acesso à moradia urbana e empresas comerciais.
d) à descoberta de novas rotas comerciais para as Índias Orientais, o que favorecia o crescimento urbano.
e) a uma balança comercial favorável, com conseqüente acumulação primitiva de capitais e crescimento urbano.  

03. (FUVEST) - Com relação às Cruzadas, é correto afirmar que:

a) representam, em última instância, a crise do sistema feudal;
b) a Primeira Cruzada foi convocada por Inocêncio III;
c) a Terceira Cruzada conquistou a cidade de Jerusalém;
d) a Quarta Cruzada foi conduzida por Ricardo Coração de Leão;
e) Dandolo, doge de Veneza, fez um acordo com o sultão Saladino durante a Sexta Cruzada.

04. (UPE) - Na Baixa Idade Média (séculos X-XV), a sociedade feudal europeia assistiu a mudanças em sua estruturação e dinâmica de funcionamento que foram essenciais para a construção do mundo moderno. Sendo assim, é correto afirmar que, neste período,

a) a burguesia surge e começa a atuar predominantemente, no contexto social dos incipientes centros urbanos feudais.
b) a igreja católica assiste a uma redução drástica do seu poder no contexto sócio-político mais amplo com a eclosão da Reforma Protestante.
c) o poder régio nas monarquias feudais, em especial na França e Inglaterra, passa a restringir a atuação da burguesia por meio de medidas de repressão fiscal.
d) há uma expansão do modelo agrário feudal na economia europeia de então, com a diminuição dos centros urbanos.
e) as cidades feudais passam a sofrer com guerras locais ligadas aos conflitos religiosos entre os cristãos e os judeus, em especial na Península Ibérica.

05. (FATEC) - Nos séculos finais da Baixa Idade Média europeia, a economia de subsistência e de trocas naturais tendia a ser suplantada pela economia monetária, a influência das cidades passou a prevalecer sobre os campos, e a dinâmica de comércio levou à mudança e à ruptura das corporações de ofício medievais.
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1988, p.5. Adaptado)

Analisando as transformações citadas, conclui-se, corretamente, que elas
a) evidenciaram o surgimento da nova classe social burguesa e a crise do sistema feudal.
b) fortaleceram a Igreja Católica, que incentivava a prática comercial no período medieval.
c) prejudicaram a burguesia comercial e favoreceram os proprietários das terras feudais.
d) demonstraram a força do sistema feudal e dos mecanismos de subsistência no campo.
e) enfraqueceram os reis absolutistas que dominaram a Europa durante o período medieval.

06. (PUCCAMP) - O historiador André Corvisier, em seu livro História Moderna, afirma que a Renascença não é mais vista como uma ruptura brutal com a Época Medieval, mas o resultado de um processo lento que tem suas raízes naquele período. Sobre esse processo, é correto afirmar que

a) as descobertas da ciência moderna se tornavam viáveis a partir da adoção de uma postura de rejeição dos paradigmas da filosofia do passado.
b) a valorização da educação universal e o estudo dos textos clássicos incentivavam a inspiração dos artistas renascentistas.
c) o crescimento das cidades criava um meio social que propiciava o desenvolvimento das atividades intelectuais e artísticas.
d) o desenvolvimento do comércio, ao abrir novas rotas, contribuiu diretamente para o questionamento de valores filosóficos e culturais medievais.
e) a nobreza feudal defendia ideias renascentistas para contestar os valores éticos e estéticos projetados na arte da burguesia mercantil.

07. (UFG) - Na Baixa Idade Média (séc. XI-XV), o juramento de fidelidade e reciprocidade compunha um ritual que estabelecia uma relação de dependência pessoal. Esse ritual remete a uma associação central para a constituição do Feudalismo, que se caracteriza

a) pelo estabelecimento de uma autoridade equânime sobre o feudo, por parte do senhor e do servo.
b) pela defesa do cristianismo por parte do senhor feudal, ameaçado pelas guerras religiosas.
c) pelo acordo entre os membros da nobreza senhorial, que assegurava um pacto hierárquico.
d) pela manutenção dos princípios do Direito Romano, que reforçavam os laços de parentesco nos feudos.
e) pela proteção do senhor feudal aos desvalidos, que estavam expostos às epidemias recorrentes.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GABARITO
01. A | 02 - A| 03 - A | 04 - A | 05 - A | 06 - C | 07 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!