“O PMDB se manteve na política brasileira como o maior partido desde a redemocratização. Se por um lado seria lícito contar sua história como se fosse a do país, visto que ele sustentou todos os presidentes desde Sarney, por outro o partido se tornou um vazio programático. Nos anos 1980, uma equipe de intelectuais que incluía Luiz Carlos Bresser Pereira, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Morais, Maria da Conceição Tavares e Dilson Funaro, entre outros economistas, formulou as principais propostas debatidas no país.”
SECCO, Lincoln, “A hegemonia tardia” in PINHEIRO, Milton (org.)
Ditadura: o que resta da transição. São Paulo: Boitempo, 2014, p. 234.
A respeito da política brasileira na década de 1980, é correto afirmar:
a) Foi marcada pelo bipartidarismo com a hegemonia política do PMDB, consolidado como o maior partido do país.
b) Caracterizou-se pela implementação de medidas radicais pela esquerda do PMDB, como a Reforma Agrária e taxação de grandes fortunas.
c) Resultou em um grande pacto social e político, que reuniu todos os partidos legalizados e aliados em apoio aos presidentes do PMDB.
d) Teve como um dos seus principais resultados a restauração da democracia e o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da república.
e) Foi pautada pelo receio de retrocessos políticos e de frequentes ameaças à ordem democrática e pelo rechaço à Constituição de 1988.
A década de 1980 foi um período agitado na História brasileira, marcado pelo término de uma ditadura de 21 anos em meio a um prolongado processo de redemocratização. Nesse contexto, em janeiro de 1985, Tancredo Neves (PMDB) e José Sarney (PMDB, ex-PDS, ex-ARENA) foram eleitos, de forma indireta pelo Congresso Nacional, para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, em uma primeira chapa de composição civil após anos de lideranças militares. De forma trágica, na semana da posse presidencial, Tancredo Neves adoeceu gravemente, vindo a falecer em 21 abril de 1985, sem tomar posse. José Sarney, como vice, assumiu a presidência da República de forma interina em 15 de março e, na sequência, com a morte do então presidente eleito, assumiu oficialmente o posto.
O governo Sarney foi marcado por graves problemas econômicos, como a recessão cumulada com a superinflação, e a consequente adoção de sucessivos planos de controle inflacionário como o Plano Cruzado, Plano Bresser e Plano Verão, que não atingiram as expectativas previstas. Todavia, apesar de tais dificuldades, o governo Sarney também foi marcado por novos e importantes avanços para a redemocratização, como a eleição da Assembleia Constituinte, em 1987, a elaboração da nova Constituição de 1988, bem como o reestabelecimento de eleições diretas a partir de 1989, a primeira após quase 30 anos em que o presidente da república era eleito de forma indireta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!