(ALBERT EINSTEIN) - QUESTÃO

 O Classicismo considerava o poeta como servidor da obra, elaborada segundo regras eternas e destinada a certos fins de ordem moral e catártica. Este novo movimento tende a se importar mais com a autoexpressão da subjetividade do poeta. A verdade poética não é mais obtida pela “imitação da natureza” e sim pela “sinceridade” e “autenticidade” da autoexpressão. A obra, antes válida enquanto objeto perfeito, vale agora sobretudo enquanto revelação da verdade íntima do criador. A “perfeição” é nociva na medida em que suprime a sinceridade e a espontaneidade. (Anatol Rosenfeld. Texto/Contexto I, 1996. Adaptado.) 

O novo movimento a que o texto se refere é o 
a) Parnasianismo. 
b) Arcadismo. 
c) Naturalismo. 
d) Simbolismo. 
e) Romantismo.


No texto de Anatol Rosenfeld, a passagem “revelação da verdade íntima do criador” remete tanto ao Romantismo, como também ao Simbolismo. Essa ambiguidade é solucionada no momento em que o crítico afirma que “Esse novo movimento tende a se importar mais com a autoexpressão da subjetividade”, contrapondo essa característica ao que foi mencionado anteriormente, a submissão do poeta às regras eternas e universais do Classicismo. A oposição aos ideiais clássicos e o conceito estético de que a perfeição é nociva são características que só podem ser atribuídas ao Romantismo.

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