"O fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas, ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido."
Eric Hobsbawm. A era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 95.
O processo histórico descrito no texto corresponde ao
a) avanço da indústria chinesa, que superou a concorrência comercial dos países do Ocidente e passou a monopolizar os mercados consumidores da Europa e da América.
b) estabelecimento de clara hegemonia política e militar soviética, nos tempos da Guerra Fria, sobre o Leste europeu e o Sul e Sudeste do continente asiático.
c) imperialismo norte-americano, que impôs seu domínio econômico-financeiro sobre a América, a Europa Ocidental e parte do continente africano.
d) sucesso das políticas neoliberais de ampliação da produção industrial e dos mercados consumidores, que permitiram o rompimento das barreiras alfandegárias mesmo nos países socialistas da Ásia.
e) expansionismo europeu sobre o Pacífico, a Ásia e a África, que impôs o controle político e comercial de potências ocidentais a diversas partes do mundo.
➥ Resposta comentada: (e)
O excerto de Eric Hobsbawm apresenta as consequências da Segunda Revolução Industrial que trouxe o avanço nos setores de comunicação, transporte, entre outros. Seu resultado foi o estabelecimento de um novo período do capitalismo, conhecido como eurofinanceiro e monopolista.
As principais potências europeias e os EUA passaram a constituir verdadeiros impérios sobre o Pacífico, a Ásia e a África, controlando política e economicamente as mais diversas regiões do globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!