A imagem representa a morte de Atahualpa, o último
imperador inca, em 1533, após a conquista
espanhola
comandada por Francisco Pizarro.
Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da
empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da
representação presente na imagem.
I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre
os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar,
aproveitado pelas forças espanholas lideradas por
Francisco Pizarro.
II. A produção agrícola das plantations escravistas
constituiu se na base econômica do vice-reinado do
Peru, controlado pelos espanhóis.
III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação
conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas
por guardas espanhóis, contrastando com a expressão
ordenada e solene do lado direito, composto por
religiosos e autoridades espanholas em torno do
corpo do imperador inca.
IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos —
importante para a construção do ideário nacionalista
no século XIX, no processo pós-independência e de
formação do Estado nacional peruano —, mas retrata
os personagens indígenas com trajes e feições
europeus.
Estão corretas apenas as afirmações
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, III e IV.
d) I e II.
e) III e IV.
Resposta: C
Aproveitando-se das fragilidades alimentadas por rivalidades internas, os espanhóis dominaram a civilização inca e fundaram no local o vice-reino do Peru, marcado pela mineração.
A pintura, do final do século XIX, retrata o funeral do inca Atahualpa, destacando um ritual católico com a presença de autoridades espanholas. À esquerda, marginalizadas da cena principal, aparecem, desesperadas, as mulheres incas.
O pintos, em um contexto de construção da identidade em torno do nacionalismo, resgata a memória da morte de Atahualpa através de marcos culturais europeus.
A pintura, do final do século XIX, retrata o funeral do inca Atahualpa, destacando um ritual católico com a presença de autoridades espanholas. À esquerda, marginalizadas da cena principal, aparecem, desesperadas, as mulheres incas.
O pintos, em um contexto de construção da identidade em torno do nacionalismo, resgata a memória da morte de Atahualpa através de marcos culturais europeus.