(FUVEST 2018) - QUESTÃO

A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista
espanhola comandada por Francisco Pizarro.

Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem. 

I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro. 
II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis. 
III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca. 
IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos — importante para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós-independência e de formação do Estado nacional peruano —, mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus. Estão corretas apenas as afirmações 

a) I, II e III. 
b) II, III e IV. 
c) I, III e IV. 
d) I e II. 
e) III e IV.

                                                                                                                             Resposta: C

Aproveitando-se das fragilidades alimentadas por rivalidades internas, os espanhóis dominaram a civilização inca e fundaram no local o vice-reino do Peru, marcado pela mineração.
A pintura, do final do século XIX, retrata o funeral do inca Atahualpa, destacando um ritual católico com a presença de autoridades espanholas. À esquerda, marginalizadas da cena principal, aparecem, desesperadas, as mulheres incas.
O pintos, em um contexto de construção da identidade em torno do nacionalismo, resgata a memória da morte de Atahualpa através de marcos culturais europeus.