(PUC-RJ 2018) - QUESTÃO

A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que derrubou o regime tsarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir: 

I - A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado. 
II - A indústria e o setor financeiro se desenvolveram muito ao longo do século XIX e se tornaram a base de uma forte burguesia nacional. 
III - A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do regime monárquico. 
IV - No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico através de uma sólida rede de sindicatos e partidos. 

Estão corretas SOMENTE as afirmativas: 

a) I e II. 
b) II e III. 
c) I e III. 
d) I e IV. 
e) III e IV.

↪ Resposta Comentada: C
Somente a alternativa (c) está correta. As afirmativas I e III estão corretas e as alternativas II e IV estão erradas. Na alternativa II, não é correto afirmar que a indústria e o setor financeiro ao se desenvolverem na Rússia geraram uma classe burguesa nacional. O tímido crescimento do capitalismo na Rússia tsarista foi financiado por capitais estrangeiros, e suas indústrias e bancos estavam associados a recursos oriundos da Alemanha, França, Estados Unidos e da Inglaterra. A burguesia nacional era um setor incipiente e atrelada aos interesses internacionais, sem uma agenda própria de reformas. Pelo mesmo motivo, podemos observar a fragilidade da classe operária, o que invalida a afirmativa IV. O pequeno contingente de operários, frente ao tamanho da população russa, tinha pouco tempo de experiência dentro da fábrica e muitos ainda tinham fortes laços com a comunidade rural. Além disso, a repressão do regime dificultava a organização dos operários, e os sindicatos, jornais e associações que foram surgindo desde 1905 foram controlados ou dispersados pela ação policial. A oposição política operária se organizava muito mais no exílio do que no país e não era a principal força de oposição ao regime.

Mais exercícios deste assunto ➥ AQUI