Estado Novo - Exercícios com respostas

➦ (PUC-RJ 2018) - Analise as afirmativas abaixo acerca do período Estado Novo (1937-1945) no Brasil. 

I - O Estado Novo se estabeleceu a partir de um golpe que dissolveu o Congresso e da outorga de uma nova Constituição que suprimiu liberdades civis. Em meio a um período de turbulência política, o pretexto definitivo para o fechamento do regime foi o crescimento da Ação Integralista Brasileira (AIB) e suas marchas populares. 
II - No âmbito do Ministério de Educação e Saúde (MES), elaborou-se um projeto cultural que visou a incentivar pesquisas sobre o Brasil e preservar suas raízes culturais. Em torno do ministro Gustavo Capanema, reuniram-se intelectuais de variadas correntes de pensamento nem sempre próximos ao regime, mas que compartilhavam um projeto nacionalista. 
III - O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1939, controlava e censurava previamente os meios de comunicação. Subordinada ao poder público pela Constituição de 1937, a imprensa foi usada como instrumento de propaganda do regime, sendo obrigada a divulgar informes e comunicados oficiais. 
IV - O Estado Novo valorizou manifestações da cultura popular como o samba e o carnaval, transformando- -os em símbolos da cultura nacional. As festas, os ritmos populares e temas como a sensualidade, a boemia carioca e a “malandragem”, passaram a ser vistos como expressões de uma brasilidade que deveria ser exaltada.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas: 

a) I e III. 
b) II e III. 
c) II e IV. 
d) II, III e IV. 
e) I e IV.

➥ Resposta Comentada: B
Somente a alternativa (b) está correta. O item (I) está errado porque o pretexto para o fechamento do regime foi uma suposta ameaça comunista, tendo o governo divulgado inclusive um forjado plano da Internacional Comunista para a tomada do poder no Brasil. O item (IV) está errado porque a despeito do esforço de agradar o gosto popular e buscar a cultura nacional, o propalado caráter educativo e civilizatório do regime fazia com que o mesmo se preocupasse em eliminar costumes tidos imorais e dissolventes estimulando letras e composições que valorizassem o trabalho, o civismo, a harmonia social e exaltassem o nacional.

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