(PUC-SP 2017/2) - QUESTÃO

Leia o texto abaixo e responda à questão. Os últimos cinquenta anos do século XX e os primeiros anos do século XXI denotaram profundas alterações para as migrações internas no Brasil. Essas migrações reorganizaram a população no território nacional. De um lado, até o final do século 20, as vertentes da indus - tria li zação e das fronteiras agrícolas foram os eixos da dinâmica da distribuição espacial da população. De outro lado, o século XXI aponta nova configuração das migrações internas (...). 
(Rosana Baeninguer. Migrações internas no Brasil: tendências para o século XXI. Revista NECAT – Ano 4, n.° 7, jan.-jun. de 2015, p. 10-11)

Considerando os estudos populacionais atuais, podemos afirmar que a nova configuração das migrações internas diz respeito: 

a) à redefinição das áreas de atração e expulsão populacional em virtude da reestruturação produtiva que vem acontecendo em anos recentes, como o aumento da retenção de população na Região Nordeste e novos eixos de deslocamentos populacionais em direção ao interior do país. 
b) ao processo de expansão da fronteira agrícola em direção ao Centro-Oeste que proporcionou uma redefinição das áreas de atração e expulsão populacional no sul do país e possibilitou o desenvolvimento industrial no Mato Grosso. 
c) à reclassificação das áreas de atração e expulsão populacional em virtude de agora pertencermos a um momento denominado como pós-industrial, de modo que o estado de São Paulo se torna uma área de grande interesse para quem busca empregos de carteira assinada. 
d) à diminuição da importância dos deslocamentos pendulares, uma vez que vivemos um momento de fixação do trabalhador à sua área de origem, seja ele urbano ou rural, fortalecendo assim os projetos de desenvolvimento em escala local.

------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: A
O Nordeste viu reduzida a saída de seus habitantes em função da melhoria econômica regional e programas de apoio à população carente. O Centro-Oeste tornou-se uma área de atração populacional em função da abertura de frentes agrícolas.